terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Ações integradas

Fiscos do Pará e Amapá querem ampliar fiscalização nos rios

Da Redação
Agência Pará

© Elcimar Neves/Ag Pa Clique na imagem para ampliarAmpliar imagem
Os secretários Arnaldo Santos Filho, do Amapá, e Vando Vidal, do Pará, discutem a atuação conjunta para fortalecer a área fazendária na região
© Elcimar Neves/Ag Pa Clique na imagem para ampliarAmpliar imagem
Além dos secretários, técnicos da área fazendária dos dois Estados participam do encontro em Belém

Baixar Baixar fotos

As secretarias estaduais de Fazenda do Pará e Amapá definiram na quinta-feira (14), em Belém, as linhas básicas para firmar o Termo de Cooperação Técnica visando a realização de ações conjuntas, com o compartilhamento de informações e de unidades fazendárias, e o alinhamento da política tributária.

Uma das ações discutidas pelos representantes dos dois Estados é a ampliação da fiscalização na área dos rios, para coibir a evasão de mercadorias. Foram criados grupos de trabalho encarregados de concluir as atividades até o início de fevereiro. A formalização do acordo deve ocorrer no final do próximo mês, num encontro a ser realizado em Macapá.

Na abertura do encontro, o secretário da Fazenda do Pará, Vando Vidal, afirmou que os Estados amazônicos precisam se fortalecer por meio da cooperação, estabelecendo o contraponto ao ambiente da guerra fiscal entre os Estados brasileiros.

Região de dimensões continentais, a Amazônia tem uma logística que muitas vezes dificulta a movimentação de pessoal e as ações de fiscalização em determinados locais. A grande quantidade de rios exige, ainda, uma infraestrutura especial. Por isso, afirmou Vando Vidal, um ambiente de cooperação entre os fiscos é tão importante.

Aproximação - Para o secretário do Amapá, Arnaldo Santos Filho, a reunião marcou um processo de aproximação entre os Estados do Norte para enfrentar os reflexos da crise financeira e as dificuldades no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Santos destacou que os Estados amazônicos querem cumprir a legislação e descobrir oportunidades de melhoria entre as unidades da federação que possuem similaridades de cultura e mercado. Ele definiu a reunião como uma oportunidade de ampliar o diálogo.

O encontro entre Pará e Amapá também abordou a fiscalização conjunta em áreas de fronteira, especialmente as de rio próximas às unidades de Breves e Curralinho, no Pará, pois o Amapá recebe 90% das mercadorias por este meio. Também foi discutida a possibilidade de iniciar uma ação integrada de capacitação de pessoal.

Pela Sefa do Pará participaram, além de Vando Vidal, o secretário adjunto de Receitas, Lucivaldo Nogueira, e representantes das diretorias de Tecnologia, Fiscalização, Arrecadação e Tributação. O Amapá foi representado pelo secretário, pelo técnico João Roberto Pinto, gerente da Receita, e Marco Antônio Queiroz, da fiscalização de trânsito.

Ascom/Sefa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar