segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Sarney: "Brasil tem de assumir o custo de ser o maior país da América do Sul"

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), contestou nesta segunda-feira (25), questionado por repórteres, a afirmação de que o Brasil estaria enviando recursos de forma exagerada ao Haiti, após o terremoto que afetou aquele país. Para ele, o "Brasil tem de assumir o custo de ser o maior país da América do Sul", lembrando que, antes da catástrofe, as Forças Armadas brasileiras já estavam no Haiti participando da missão das Nações Unidas para restaurar a ordem púbica e promover a reconstrução do país.
- A responsabilidade do Brasil no continente é muito maior. Temos de pagar o preço da nossa grandeza e o preço é essa prioridade nesta catástrofe. A prioridade deve ser, entre os pobres, os mais pobres. Essa foi uma das maiores tragédias e é necessária a ajuda do governo brasileiro. E o Congresso imediatamente se dispôs a aprovar a ajuda e o envio de mais militares àquele país - disse.
Questionado sobre uma suposta disputa de liderança entre os Estados Unidos e o Brasil na atuação de ajuda ao Haiti, José Sarney observou que não cabe neste momento esse tipo de discussão. Ponderou que, se os EUA estão levando aos haitianos uma ajuda maior que a brasileira, isso é conseqüência do seu tamanho, da sua proximidade com aquele país e da sua capacidade econômica.
- Seria menor discutir esse tipo de liderança na catástrofe. Estamos mostrando que o Brasil está dando tudo o que é possível. O Brasil sempre participou de ajudas humanitárias no mundo - acrescentou.

Direitos Humanos

Interrogado se o Congresso aprovará as medidas previstas no decreto presidencial que criou o Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), o presidente do Senado ponderou que o texto aborda temas polêmicos, mas o decreto em si não precisa ser votado pelo Legislativo. Disse que os projetos oriundos das determinações do decreto certamente provocarão debates no Congresso, pois "não há nenhum consenso" em torno dos assuntos tratados.

Eli Teixeira / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar