quarta-feira, 14 de julho de 2010

Sarney assegura que não faltará energia elétrica no Amapá e promove encontro de Pedro Paulo com ministro Temporão

Estudos indicam que solução viável, em curto prazo, é fazer aditivo ao contrato de fornecimento de luz

O Amapá não sofrerá racionamento de energia elétrica, mesmo com a desativação de uma turbina da Hidrelétrica Coaracy Nunes, responsável pelo suprimento energético da região. Foi com esta certeza que o governador do Amapá, Pedro Paulo Dias de Carvalho, saiu do encontro que teve ontem de manhã, em Brasília, com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). A hidrelétrica construída no Amapá, conhecida popularmente como Usina do Paredão, foi a primeira a ser instalada na região amazônica. Com seus quase 35 anos de atividade, a unidade vem apresentando problemas em sua capacidade de produção. Sarney informou a Pedro Paulo que acertou com o presidente Lula, em encontro logo de manhã, a solução para o problema. "Estudos da Eletrobrás indicaram que a solução viável, em curto prazo, é fazer um aditivo ao contrato de fornecimento da energia, incluindo a instalação de um gerador de 40 MW, para os próximos dois anos", explicou o senador. Sarney destacou que foi ao Palácio do Planalto justamente para tratar do problema de energia que a falta de chuvas poderá provocar no estado. "O Amapá está enfrentando um regime de chuvas atípico e a Usina do Paredão pode chegar a desativar uma de suas turbinas o que significa uma situação difícil de abastecimento de energia. Por isso será necessário que o Governo Federal forneça ao estado uma máquina que possa gerar 40 megawatts." O senador informou ainda que o presidente Lula, em breve, visitará o estado do Amapá, mais uma vez.

Leia mais no Diário do Amapá

Encontro garante reforma do Hospital Alberto Lima
Depois de se reunir pela manhã com o presidente Lula, o senador José Sarney recebeu o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, encontro que já estava agendado para se discutir a Emenda Constitucional 29/2000, que, entre outras coisas, determina percentuais mínimos que os três níveis de governo devem aplicar na saúde. Temporão queria o apoio de Sarney para que houvesse celeridade no processo no Senado. Mas, aproveitando a coincidência na agenda, Sarney insistiu na presença do governador do Amapá, Pedro Paulo Dias, que também estava para se reunir com ele. O presidente do Senado fez questão de que os dois se encontrassem para que os assuntos acerca da saúde no Amapá fossem debatidos e as soluções concretas apresentadas. Sarney pediu ao ministro que ouvisse com atenção os pleitos do governador. Pedro Paulo não perdeu tempo. Pleiteou logo a liberação de R$ 15 milhões provenientes de emenda de bancada para a ampliação e a reforma do Hospital Alberto Lima, da capital Macapá. A deputada federal Dalva Figueiredo (PT/AP), também presente, garantiu que o projeto e a regularização da reforma já cumpriram todos os trâmites legais. Com a ampliação prevista, o hospital somará mais 60 leitos, agregando serviços de alta complexidade, desde assistência na área de oncologia até na de saúde mental. O governador disse ao ministro que com a ampliação desse equipamento hospitalar o estado passará a contar com um novo centro de radioterapia. "Atualmente temos apenas uma unidade para atender todo Amapá", frisou. Temporão se comprometeu em atender ao pedido o mais breve possível. Também participaram do encontro liderado pelo governador Pedro Paulo, além da deputada Dalva Figueiredo, o presidente da Companhia Energética do Amapá, Josimar Peixoto; o secretário especial de governadoria e política, Benedito Dias; o secretário extraordinário da representação amapaense, Orlando Muniz; e o ajudante de ordens, Aldinei Almeida.

Clique aqui e confira os esforços históricos do senador Sarney para garantir a energia e o desenvolvimento necessários ao Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar