segunda-feira, 5 de julho de 2010

Papaléo alerta para o crescimento da dengue no Brasil

A dengue não está mais ocupando o espaço no noticiário como ocupou no início de 2008 e 2009. Porém, essa sensação de que diminuiu a incidência de casos de dengue no Brasil é falsa. Ao fazer tal alerta, o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) divulgou que houve no país 447.769 casos registrados da doença no primeiro trimestre de 2010. Esse número, computado pela Secretaria de Vigilância Sanitária e Saúde, representa um aumento de cerca de 80% em relação ao mesmo período do ano passado.
- Nosso país não está, na verdade, conseguindo vencer a batalha contra a dengue. Significa dizer que não está conseguindo repetir o feito de Oswaldo Cruz, no início do século passado, que comandou um combate vitorioso contra o Aedes Aegypti, na então capital federal, ou das autoridades sanitárias que, no final dos anos 50, erradicaram o mosquito do nosso território - afirmou Papaléo Paes.
O senador pelo Amapá informou que as regiões que apresentaram maior número de casos de dengue no primeiro trimestre foram a Sudeste (mais de 173 mil casos), a Centro-Oeste (163,5 mil casos) e a Norte (56,5 mil casos). O número de pessoas que contraíram a dengue na região Norte aumentou 47%, comparando com o mesmo período do ano anterior. Porém, no Amapá, foi detectada uma diminuição de 66%.
Segundo Papaléo Paes, as ações preventivas patrocinadas pela prefeitura de Macapá (capital que concentra mais de 60% da população do estado) contribuíram para a redução da incidência da dengue no Amapá. Ele acrescentou que a população também colaborou de forma eficiente, respondendo de forma positiva às propagandas divulgadas no âmbito regional. O senador lamentou que o governo federal não tenha agido da mesma forma para tentar combater a dengue no restante do país.
- As ações do Ministério da Saúde não podem envolver qualquer tipo de política partidária. O Ministério da Saúde, bem como o governo federal, tem de deixar as siglas partidárias de lado e saber que, em cada município governado por um opositor seu ou em cada estado governado por um opositor seu, tem os mesmos brasileiros daqueles governados pelos políticos que pertencem ao partido do presidente da República - declarou Papaléo.

Roberto Homem / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar