A Secretaria de Comunicação Social (Secs) do Senado entregará na próxima quarta-feira (7), às 11h30, ao presidente da Casa, senador José Sarney (PMDB-AP), o planejamento estratégico para os próximos oito anos. O documento será, então, encaminhado por Sarney aos líderes partidários e, caso aprovado, deverá se transformar em um ato da Mesa.
O planejamento estratégico para o período de 2010 a 2018 foi concluído após três meses de trabalho da SECS e é resultado de 57 reuniões de discussão, que totalizaram 114 horas de trabalho. Os encontros foram conduzidos por uma equipe da Secretaria Especial de Informática (Prodasen) que utilizou metodologias da área de administração na preparação do documento.
A apresentação do planejamento estratégico foi realizada na tarde da segunda-feira (5) e contou com a presença de diretores e servidores da Secs. De acordo com o planejamento estratégico, o alvo a ser perseguido pela Secs é "ser referência em comunicação pública, levando as atividades do Senado Federal a um número maior de pessoas, ampliando a participação da sociedade no processo político".
Para o diretor da Secs, Fernando César Mesquita, o trabalho vai servir para avaliar o desempenho da secretaria no futuro.
- Estamos pensando em um programa de trabalho desenvolvido a médio e longo prazos. O planejamento estratégico reflete o pensamento e avaliação de toda a Secs - afirmou.
O coordenador do grupo de trabalho do Prodasen, Luiz Eduardo da Silva Tostes, também destacou a importância da elaboração do documento.
- Nós apresentamos o estudo metodológico do planejamento, em que formulamos temas estratégicos para direcionar as ações da Secs, analisando as forças internas e externas para avaliar e ajustar os projetos da secretaria nos próximos oito anos. A cada dois anos, a Secs deverá fazer uma revisão do planejamento através de oficinas para saber o andamento dos objetivos do planejamento - explicou.
Segundo Tostes, os planos de ação da Secs devem ter seu foco na missão proposta pelo planejamento.
-Tanto as ações dos servidores quanto o próprio planejamento podem sofrer ajustes para alinhar as atividades com a missão do Senado Federal. Estamos confiantes em que o planejamento foi muito bem elaborado. Os objetivos são paralelos e convergentes com os interesses da Secs, garantindo a sustentabilidade da comunicação para a cidadania.
O assessor da direção da Secs, Fernando Luiz Brito de Melo, explicou como foi realizado o processo de elaboração do planejamento e a importância para a instituição.
- Nós realizamos um trabalho muito consistente para aperfeiçoar a secretaria. Todo o plano foi desenvolvido com a ajuda dos servidores para viabilizar a melhoria dos serviços prestados, através de ferramentas e metodologias capazes de identificar os aspectos positivos e negativos. O resultado esperado é que o planejamento estratégico trará um melhor fluxo de trabalho dentro da Secs, além da interação dos diferentes meios de comunicação do Senado Federal.
Cidadania
O Planejamento Estratégico da Secretaria de Comunicação do Senado determina que, no jargão administrativo, o negócio da Secs é "comunicação para a cidadania". Já a missão, outro termo da linguagem administrativa, é "contribuir para o exercício pleno da cidadania por meio de uma comunicação inovadora, interativa, democrática e transparente do Senado e do Congresso Nacional com a sociedade".
O planejamento prevê, entre as propostas para os próximos oito anos, maior atuação do Senado nas redes sociais, incorporação de novas mídias, maior interatividade do leitor com a Agência Senado e ampliação da circulação do Jornal do Senado. Entre outros objetivos, a Rádio e a TV Senado devem passar a atingir todos os estados do país.
Da Redação / Agência Senado
Nenhum comentário:
Postar um comentário