terça-feira, 6 de julho de 2010

LDB vai prever estímulo ao ingresso de índios na universidade

Foi aprovado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), nesta terça-feira (6), projeto de lei da Câmara (PLC 46/07) que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para dispor sobre a oferta de ensino superior para os povos indígenas. Pela proposta, essas comunidades deverão ter acesso a cursos de graduação em universidades públicas e privadas, além de participar de programas de estímulo à pesquisa e de assistência estudantil.
Na avaliação da relatora, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), é um avanço a inclusão no texto da LDB desse incentivo ao acesso dos povos indígenas à educação superior. Conforme observou, ainda são muito limitadas as perspectivas de ingresso na universidade para os indígenas que conseguiram concluir a educação básica.
Ideli também ressaltou a preocupação do PLC 46/07 em incluir ações de assistência estudantil, que podem se traduzir na oferta de ambientes adequados de moradia e convivência nos campi universitários. Comentou ainda que seu envolvimento em atividades de pesquisa vai ajudar a "alargar a porta para que passemos a ter entre nós mais e mais indígenas mestres e doutores".

Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar