segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Ministério do Planejamento promove oficina sobre profissionalização da alta gerência na administração pública

Uma equipe técnica da Secretaria de Gestão (Seges), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, realizou oficina com consultores nacionais e estrangeiros, para debater o aperfeiçoamento do sistema de gerência da Administração Pública Federal. O evento, que contou com o apoio do Projeto Diálogos Setoriais Brasil-União Europeia, foi aberto na quinta-feira passada (9) pelo secretário-executivo adjunto do Ministério do Planejamento, Francisco Gaetani, e por um dos secretários adjuntos de Gestão do ministério, Ciro Christo Fernandes. O objetivo da oficina foi conhecer as experiências de outros países quanto à estrutura organizacional, legislação, normas e práticas usadas para definir quais cargos ou posições têm atribuições gerenciais e usar esse conhecimento para subsidiar futuras decisões sobre alternativas aplicáveis à administração pública brasileira. Neste primeiro dia, foram examinadas as experiências dos países anglo-saxônicos trazidas pelo consultor Rui Duarte Moura; os modelos dos países latinos, apresentados pela consultora Ermelinda Carrachás, e o sistema gerencial utilizado no Brasil, com apresentação a cargo do consultor Caio Marini. No encerramento, na sexta (10), os assuntos foram analisados por tema, focando em aspectos como: perfil do gerente e da função gerencial, acesso aos cargos gerenciais, avaliação e renovação de cargos gerenciais, e estratégias de implementação dessas estruturas.
Fonte: MPOG

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