Ao discursar em Plenário nesta terça-feira (30), o senador Geovani Borges (PMDB-AP) elogiou a 31ª edição da Caminhada Alexandrina, evento que aconteceu no sábado passado em Macapá. Ele ressaltou que a caminhada, "um dos eventos mais tradicionais do Amapá", apresentou neste ano o tema acessibilidade para os portadores de deficiência.
De acordo com o Decreto 5.296, de 2 de dezembro de 2004, acessibilidade é a "condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida".
- A acessibilidade é condição básica para a inclusão dessas pessoas - reiterou Geovani Borges.
O senador lembrou que a caminhada, promovida pela escola estadual Alexandre Vaz Tavares, é uma mobilização essencialmente estudantil, mas também envolve organizações governamentais e não-governamentais, além de entidades privadas. Ele recordou ainda que o evento foi criado por um professor de educação física preocupado com a qualidade de vida dos alunos.
- E essa caminhada se transformou em uma mobilização reflexiva sobre os temas que afetam a vida em sociedade - acrescentou o parlamentar.
Pesar
Durante o discurso desta terça-feira, Geovani Borges solicitou um voto de pesar pelo falecimento, ocorrido na segunda-feira (29), de Heitor Picanço, aos 87 anos. Picanço foi prefeito de Macapá.
Da Redação / Agência Senado