sábado, 13 de agosto de 2011

FAB vai levar os participantes brasileiros para o II Encontro Transfronteiriço

Depois de ter concedido entrevista no programa Frente a Frente, Rede Vida de Televisão, Canal 40, no estúdio em Brasília, na quarta-feira, 10 de agosto, sobre as ações da Assembléia Legislativa do Amapá (ALEAP), através da Comissão de Relações Exteriores (CRE), o deputado estadual Paulo José, presidente da comissão, informa que a bancada federal do Amapá já enviou documento ao tenente Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, comandante da Aeronáutica, solicitando a disponibilização de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para o transporte de cerca de 80 pessoas, entre parlamentares, secretários, membros de poderes, empresários e imprensa para o II Encontro Transfronteiriço, que acontece no período de 15 a 17 de setembro deste ano na cidade de Cayenne.
Dentre as ações da Comissão, além da orientação para a legalização dos cerca de 60 mil brasileiros que vivem clandestinamente nas cidades do Platô, estão as questões que vão surgir após a inauguração da ponte binacional, entre Oiapoque e Saint Georges, fronteira do Brasil, pelo Amapá, com a Guiana Francesa por Saint Georges. São questões relacionadas ao tráfego de pessoas e veículos, duaneira, fiscalização fiscal e sanitária, entrada e saída de mercadorias, instalação de agencias bancárias para atender a demanda existente na região e uma ampla discussão de painéis sobre negócios envolvendo os empresários amapaenses, guianeses e surinameses.
No documento, os parlamentares ressaltam que a aeronave será utilizada de 14 de setembro, com decolagem do Aeroporto Internacional de Macapá, às 7hs até o aeroporto de Cayenne, até o retorno, às 16hs do dia 17. O documento também expressa que no primeiro encontro de suma importância para o país, ocorrido em junho de 2009, em Oiapoque, a FAB colaborou com a cessão de uma aeronave que possibilitou o transporte dos participantes brasileiros de Macapá para o local do Encontro. O documento foi assinado por todos os membros da bancada do Amapá, em Brasília.


Confira programa da TV Câmara, 08/06/2009, sobre o assunto:

Encontro no Amapá debate crimes na região de fronteira
Pela primeira vez na história, autoridades do Brasil, Guiana Francesa e Suriname se reuniram para debater os problemas da região de fronteiras entre os três países. Tráfico de drogas, prostituição, garimpo ilegal são exemplos de crimes que fazem da região uma terra sem lei. O municipio de Oiapoque (AP) foi a sede do I Encontro Internacional Transfronteiriço. A TV Câmara acompanhou o evento e o repórter Paulo José Cunha traz um retrato da região.

- Imagens - Adson Palma
- Paulo José Cunha - repórter
- Paulo José (PR-AP) - deputado estadual
- Manoel Pinto - professor da Universidade Federal do Pará
- Washington Caldas - presidente da OAB-AP
- Gilian Adjako - conselheiro da Embaixada do Suriname
- Deputado Jurandil Juarez (PMDB-AP)
- Deputado Edinho Bez (PMDB-SC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar