quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Opinião, Notícia e Humor

MANCHETES DO DIA 

Se você não teve tempo de ler os jornais de hoje, leia-os agora. 

Insatisfeita com a não liberação de emendas parlamentares e as demissões em ministérios controlados por partidos aliados e envolvidos em escândalos, parte da base do governo Dilma na Câmara decidiu obstruir as votações esta semana. Um bloco informal, liderado pelo PMDB, foi montado por 201 parlamentares rebelados. (Págs. 1 e 3) 


De novo, a crise: Rumores de rebaixamento da nota de crédito de títulos franceses contaminam os mercados. Um dia depois de apresentar recuperação, as Bolsas voltaram a cair fortemente ontem. Desta vez, a preocupação dos investidores era com a França. O Société  Générale, muito exposto aos títulos da Grécia e da Itália, fez a Bolsa de Paris despencar 5,45%. (Págs. 1 e Mundo A10) 


Surpreendida pala ação da Polícia Federal no Ministério do Turismo, que lhe trouxe problemas políticos, a presidente Dilma Rousseff cobrou do ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) informações mínimas sobre as futuras operações. Cardozo disse que não sabia da ação. O Planalto tentou ontem acalmar os peemedebistas, que controlam o Turismo. (Págs. 1 e Nacional A6) 


Decisão da mais alta Corte de Justiça do país determina que os governos têm a obrigação de contratar todos os aprovados conforme o número de vagas e o prazo previstos no edital. Outra boa notícia para quem pretende entrar no serviço público: o GDF vai reabrir inscrições em concurso para auditor tributário, são 50 vagas e salário de R$ l6.863,96. No Procon, seleção oferece 200 postos de níveis médio e superior, com remuneração que varia de R$ 3.919,13 a R$ 5.293,30. (Págs. 1, 17 e 18)
 

O novo modelo para concessão das linhas interestaduais de ônibus, segmento que fatura R$ 4 bilhões por ano e que funciona sob regime de autorização especial desde 2008, será apresentado hoje pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). São 1.967 linhas e redução das tarifas em 51 dos 60 lotes em que elas foram divididas. Haverá metas de desempenho na prestação do serviço, os bilhetes terão código de barras, rastreadores eletrônicos controlarão a pontualidade dos ônibus e a idade máxima da frota será de dez anos. A redistribuição das linhas provocará um enxugamento no número de transportadoras (hoje são 253) e trará ganhos de escala para as empresas que permanecerem no mercado. "Vamos exigir a renovação da frota de ônibus, criar instrumentos de controle operacional dos serviços e melhorar o atendimento aos passageiros", diz o diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo. A licitação deve ocorrer no início de 2012. (Págs. 1 e A3) 

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