segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Ouvidoria do Senado faz balanço do primeiro mês de atividades

Mensagens na categoria "reclamações" predominaram no balanço das comunicações recebidas pela Ouvidoria do Senado em julho, seu primeiro mês de atividades. Elas correspondem a 26,96% das 101 mensagens recepcionadas pelos diversos canais. A maioria se enquadra no assunto 'processo legislativo', entre elas mensagens em que cidadãos comentam e questionam, por exemplo, a interrupção dos trabalhos legislativos durante o recesso parlamentar.
Pela ordem, considerando as categorias, após às reclamações vieram as sugestões (20,22%), críticas (19,10%), solicitações (17,97%), elogios (12,35%) e denúncias (3,37%). Quanto aos assuntos, o concurso para o Senado foi um dos temas que despertaram interesse, com sugestões e solicitações de informações sobre a futura seleção para provimentos de cargos.
Por meio da Ouvidoria, qualquer cidadão pode registrar críticas, sugestões, reclamações, elogios e denúncias relacionadas às atividades do Senado. Pode, por exemplo, criticar a demora para aprovação de projetos, sugerir assuntos aos senadores para projetos de lei, denunciar irregularidades, elogiar boas iniciativas do Senado ou de senadores, ou mesmo reclamar dos serviços prestados pela Casa. Embora seja assegurada a privacidade dos cidadãos, não são admitidas manifestações anônimas, ou seja, a pessoa tem que se identificar ao entrar em contato com a Ouvidoria.
Todas as mensagens são respondidas ao cidadão dentro do prazo de 30 dias úteis e podem se transformar em audiências públicas, seminários, sugestões para projetos e em ações voltadas ao aprimoramento dos serviços do Senado.
Veja como entrar em contato com a ouvidoria.

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