segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Recurso do BNDES contemplará Plano Diretor do HCA

Direção da unidade de saúde diz que licitação está prevista para outubro de 2011 e se os prazos forem cumpridos até o fim do ano as obras iniciam

Convênio assinado entre o Governo do Estado do Amapá e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDEs, em maio deste ano, contempla a disponibilidade de R$ 13 milhões para o Plano Diretor do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) e prevê construção, reforma e ampliação do Hospital.
Segundo Olinda Consuelo, diretora do HCA, a licitação para o Plano Diretor está prevista para outubro de 2011 e se os prazos forem cumpridos, até o fim do ano as obras iniciam. “Com o novo prédio, o número de leitos passará dos atuais 96 para 175 leitos, acrescido ainda de leitos para a área de isolamento, UTI e para o Pronto Atendimento Infantil (PAI), sendo estes últimos exclusivamente para observação”, declarou a diretora. O novo prédio será construído onde hoje funciona o estacionamento em frente ao prédio do HCA.
Situação atual: O HCA possui hoje uma área construída de aproximadamente 3.700,00 m² em um terreno de 6.800,00 m², é constituído por um prédio principal de 03 pavimentos, 01 anexo onde funciona o Pronto Atendimento Infantil com uma média de 7.000 atendimentos/mês e outros blocos menores referentes ao Necrotério, Administração/SAME, Subestação e Departamento de Pessoal.
Serviços oferecidos: 96 Leitos sendo 65 no HCA, 20 no PAI, 05 na UTI e 06 na Clínica Cirúrgica. É o hospital de referência estadual na Urgência e Emergência Infantil de 29 dias a 12 anos e na internação de média e alta complexidade de 29 dias a menor de 18 anos.

Com o Plano Diretor: no total o Hospital vai dispor de 175 leitos, incluindo 04 de Isolamentos, 15 da UTI e os 20 do PAI, que ficarão exclusivamente para observação. Ampliação do prédio principal: que irá dispor de ambulatório com 08 consultórios, serviço de imagens e métodos gráficos com RX, Ultrasonografia, EGC e EEG, patologia clínica, recepção e SAME, além do conjunto administrativo das diretorias e apoio administrativo das diretorias, sendo neste piso, em bloco anexo, a implantação do apoio técnico logístico, com farmácia, rouparia, serviço de Nutrição e Dietética, esterilização, coleta e oficina de manutenção.
Primeiro pavimento: estará localizada Área de Internação do HCA com 72 Leitos, sendo: 46 no prédio existente e 26 no bloco anexo, refeitório para mães e acompanhantes, área para terapia ocupacional para crianças e as mães, 03 postos de enfermagem com serviço, WC e utilidades e 02 áreas de conforto para plantonistas, além de banheiros públicos e estar para mães;
Segundo pavimento: implantação do Centro Cirúrgico com três salas de cirurgias, pré e pós-operatório, secretaria, estar para mães e acompanhantes e espera para familiares, UTI com 15 Leitos e mais 40 leitos no prédio anexo, sendo: 14 Leitos para clínica cirúrgica e 26 clínicos pediátricos, além do refeitório para mães e acompanhantes, Vigilância Epidemiológica e Terapia Ocupacional.
Sobre o segundo pavimento também será construído um pavimento mecânico para instalações especiais que atenderão ao centro cirúrgico, UTI, além do espaço para ensino e pesquisa a fim de atender a residência médica e enfermagem com salas de aula, estudo e plantões e ainda os setores de zeladoria e salas para as comissões.

Christina Hayne/Sesa
Assessora de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar