segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Apenas três estados têm meta de redução de gases do efeito estufa


Das 27 unidades federativas do Brasil, 12 possuem leis que tratam do assunto. Os dados foram divulgados pelo Observatório de Políticas Públicas de Mudanças do Clima - parceria com a Universidade de São Paulo.
(1’24” / 332 Kb) - Apenas três estados brasileiros possuem metas estabelecidas de redução de gases que provocam o efeito estufa. Das 27 unidades federativas do país, 12 possuem leis que tratam do assunto, mas apenas São Paulo, Rio de Janeiro e Paraíba fixam marcos para menor emissão.
Os dados foram divulgados pelo Observatório de Políticas Públicas de Mudanças do Clima, que foi criado para acompanhar o desenvolvimento e a implantação das políticas estaduais sobre mudanças climáticas. O órgão, lançado na última semana, é formado por um grupo de empresas privadas e organizações sociais.
No estado de São Paulo, por exemplo, o objetivo é cortar em 20%, de 2005 a 2020, as emissões de gás carbônico (CO²). Já a Paraíba tem como meta reduzir entre 36,1% e 38,9% até 2020.
Os estados mais atrasados na questão, que não possuem lei, nem projeto em tramitação ou fórum sobre o tema são Mato Grosso do Sul, Roraima e Rondônia. Também Sergipe, Alagoas e Rio Grande do Norte.
O observatório conta com a parceria do Núcleo de Economia Socioambiental da Universidade de São Paulo (Nesa-USP). Para mais informações sobre as políticas estaduais de mudanças climáticas acesse o site: www.forumempresarialpeloclima.org.br
De São Paulo, da Radioagência NP, Daniele Silveira.
Mais sobre o assunto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar