sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Novos módulos do Aeroporto de Macapá ampliam capacidade de atendimento e conforto para os passageiros


As previsões mais otimistas apontam a inauguração do novo Aeroporto de Macapá para o ano de 2020. Diante deste cenário, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) vem trabalhando para encontrar alternativas para facilitar o deslocamento e a entrada de pessoas em Macapá. O ano começou com boas notícias, no primeiro semestre devem ser inaugurados dois novos Módulos Operacionais de embarque e desembarque e um Posto de Abastecimento Aéreo no Aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre. Os novos módulos vão ampliar quase em três vezes a capacidade de circulação de passageiros. Em 2012, Mais de 500 mil passageiros circularam pelo aeroporto, com a obra o local será capaz de receber 1,4 milhões de passageiros. A área de terminal de passageiros será ampliada de 2,9 mil m² para 5,4 mil m². Os módulos devem ser concluídos até o mês de março. O módulo de embarque contará com cinco gates (portões), sendo quatro para embarque nacional e um para o embarque internacional. Com 1.300m² e feito em material termoisolante, os módulos operacionais, terão duas esteiras maiores do que a que atende os passageiros hoje e climatização. No módulo embarque, estão previstos espaços para lanchonetes, revistarias e afins. Hoje, o pátio do aeroporto comporta apenas três aeronaves. Há tempos o Amapá vive um caos aéreo devido as altas tarifas de passagens, custos com querosene de aviação, duopólio de companhias aéreas, além da falta de infraestrutura no aeroporto para receber novas empresas e garantir conforto para os passageiros. “Temos focado nosso trabalho na busca por alternativas para resolver uma situação que se encontra em estado crítico. A população não pode ser refém nesse caso”, afirma o Senador Randolfe.

Combustível

Domingos Figueiredo, Assessor Comercial da Petrobrás, esteve em Macapá e disse que entre os meses de maio e junho deste ano será instalado no aeroporto um Posto de Abastecimento de Aeronaves (PAA) da Petrobrás. Para o início das obras basta a liberação das licenças pelos órgãos ambientais estaduais. Com um posto de fornecimento de querosene na capital pode haver a redução nos preços das passagens, provocado pela a diminuição com custos de manutenção das aeronaves, que passarão a ser abastecidas no município, o que também acena a chegada de novas empresas de aérea no Estado. No mês de janeiro, o senador havia visitado a sede da BR Distribuidora, no Rio de Janeiro, onde encontrou com o presidente, José Lima e apresentou todas as necessidades do Estado. A BR Distribuidora tem 60% do mercado de fornecimento de querosene de aviação no Brasil, a garantia da empresa no fornecimento do combustível em Macapá, trará a possibilidades de novas empresas ingressarem no mercado amapaense.

Abertura de mercado

Agora a com o a oferta de querosene no aeroporto, a empresa Azul estuda a inclusão do Amapá na sua malha aérea e prevê a instalação da empresa este ano no Estado. “Com a chegada de mais uma companhia aérea, estimula-se o mercado, com mais oferta de voos pode-se reduzir o valor das passagens”, disse o Senador. Em 2012, o senador Randolfe articulou a instalação da empresa goiana SETE Linhas Aéreas em Macapá. A empresa passou a oferecer voos no trecho Belém/Monte Dourado/Macapá/Belém, utilizando a aeronave do modelo EMB-120 com capacidade para 30 passageiros.

Novo aeroporto

Das últimas informações que tivemos acesso, a obra do aeroporto estava orçada em R$ 113 Milhões e foram paralisadas em novembro de 2008. No dia 1˚ de março de 2011 o senador Randolfe, acompanhado da Bancada Federal participou de um encontro com a diretoria da Infraero em Brasília, na época obteve como resposta que todos os problemas referentes ao Tribunal de Contas da União (TCU) estavam solucionados, e que naquele momento seria possível seguir o cronograma de ações estipulado pela empresa, que dividia a obra em quatro fases. A primeira, que corresponde à construção da estrutura ou cobertura metálica, já foi concluída. No dia 15 de março de 2011 começaria a segunda etapa, que corresponde a construção de piso e pátio. A terceira etapa se refere aos novos terminais de passageiros e a última etapa, prevista para iniciar em 2014, envolve a expansão da área do pátio e terminais, que deverão ser concluídos em 2020.

Carla Ferreira

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