terça-feira, 16 de agosto de 2011

Rede Federal de Educação Superior e Profissional e Tecnológica




Sarney participa de cerimônia no Planalto que anunciou da expansão da rede. País terá 562 unidades de escolas técnicas com o anúncio de hoje
Um dos compromissos de campanha à Presidência da República saiu do papel e começa a ganhar forma com o anúncio do plano de expansão da Rede Federal de Educação Superior e Profissional e Tecnológica. A presidente Dilma Roussef anunciou hoje, com a presença do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) em cerimônia no Palácio do Planalto, a expansão da rede. Depois de saltar de 140 unidades em 2003 para 354 funcionando hoje, outros 120 institutos federais serão construídos no país, além de quatro novos campi universitários no Norte e Nordeste, somando 63 unidades em todo o país. A rede federal de ensino técnico, que cobre todo o território nacional, é referência em qualidade. Com o anúncio de hoje, somadas as 88 que estão em construção, o país contará com 562 escolas profissionalizantes quando a expansão da rede federal estiver concluída em 2014. Assim, o país irá ampliar ainda mais a oferta de vagas em universidades e institutos federais até 2014. O plano – apresentado no Palácio do Planalto, nesta terça-feira (16/8), em cerimônia que atraiu ministros, governadores, prefeitos e educadores – teve a comemoração da presidenta Dilma Rousseff, que o classificou como o início de uma nova etapa da educação brasileira.

“Hoje nós demos inicio a uma nova etapa de expansão. É grande a minha satisfação, pois torno realidade um compromisso assumido na minha campanha à Presidência da República”, disse a presidenta Dilma, para em seguida recordar que foi no governo do ex-presidente Lula e do ex-vice-presidente José Alencar, que não tiveram formação universitária, que começou o processo de construção de campi de universidades e escolas técnicas. Dilma Rousseff apresentou os números do plano de expansão para ilustrar os avanços no setor educacional. Ela lembrou que o país chegará ao fim de 2014 com duas vezes e meia o número universidades. Nos próximos anos, serão criadas quatro novas universidades federais, abertos 47 novos campi universitários e 208 novos Ifets, disse a presidenta. “Os números falam por si. Nos próximos quatro anos, meu governo entregará 208 novos Ifets. Quando chegarmos em 2014, o Brasil terá 500 Ifets. É um número muito importante para o país, que não quer mais ser um país aquém do potencial da população”, destacou.

Leia mais no Blog do Planalto...

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar