
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), recebeu nesta quarta-feira (30) o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida. Ele atendeu pedido do senador Sarney e anunciou a inclusão do maior e mais preservado monumento militar do Brasil, a Fortaleza de São José de Macapá (Amapá), na lista de monumentos candidatos ao título de patrimônio histórico da humanidade a ser encaminhada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Considerado um dos maiores e mais bem preservados monumentos militares do Brasil, a Fortaleza de São José de Macapá, construída em meados do século XVIII, foi incluída em lista a ser encaminhada à Unesco, de monumentos candidatos ao título de patrimônio histórico da humanidade. A notícia foi dada pelo presidente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, ao presidente José Sarney, senador pelo Amapá, em audiência no começo da noite de ontem (30) no Senado.A Fortaleza de São José de Macapá fica numa ponta de terra à margem esquerda do Rio Amazonas, na antiga Província dos Tucujus, atual cidade de Macapá, no estado do Amapá. É testemunha do vasto projeto de defesa da Amazônia desenvolvido pelo Marquês de Pombal, primeiro ministro no reinado de D. José I (1750/1777). As pedras da construção – que levou 18 anos para ser concluída, sendo inaugurada no Dia de São José – foram retiradas por negros, caboclos e índios da embocadura do Rio Pedreira.
Erguido estrategicamente na foz, pela margem esquerda do rio Amazonas, o forte exerceria várias funções estratégicas: impedir por esta via, a entrada de navios invasores; defender, abrigando no seu interior, moradores da vila de São José de Macapá, caso sofressem ameaça de assédio; servir como ponto de reabastecimento de exercito aliado; elo de comunicação e vigilância entre as demais fortificações espalhadas pelo interior e fronteiras; assegurar a exploração dos produtos regionais e seu exclusivo comércio com a metrópole; manutenção da ordem soberana de Portugal na região. Contudo, a Fortaleza de São José de Macapá nunca entrou em combate, desempenhando assim parte de suas funções estratégicas.
Nos dias de hoje, por sua imponência, importância para a formação da cidade e da identidade da população local, o forte pode ser comparado ao que o Pão de Açúcar representa para o Rio de Janeiro, ou ao que a Torre Eiffel representa para a França.
Parabéns, presidente Sarney. Mais uma luta importante pelo Amapá. E só um acadêmico poderia ter esta sensibilidade. Parabéns!
ResponderExcluirConcordo. Mais uma importante iniciativa de Sarney em defesa do Amapá. O casamento Sarney/Amapá foi uma graça para nós tucujus. Os poucos desafetos, sempre frustrados e apostando no quanto pior melhor, devem estar perdidinhos. Não se pode desconsiderar as conquistas que tivemos desde a vinda de Sarney:
ResponderExcluirÁrea de Livre Comércio de Macapá e Santana; Ampliação do Linhão de Transmissão – Tartarugalzinho/município de Amapá/Calçoene; Escola Técnica Federal; Universidade Federal do Amapá; Hospital Sarah Kubitschek; início das obras do novo aeroporto (internacional) de Macapá; Municipalização do Porto de Santana em 2002; Pátio de containers no Porto de Santana e equipamentos para o carregamento (Suframa); Urbanização da Orla de Macapá (Suframa); Revitalização e asfaltamento de vários trechos da BR 156 – em andamento; início da construção da Ponte Binacional Oiapoque - Saint George; recursos para a construção da Ponte de Laranjal do Jarí (AP) a Monte Dourado (PA); recursos para a construção de Ponte sobre o Rio Vila Nova; Museu do Tumucumaque; duplicação da Rodovia Duca Serra – Macapá e Santana; transferência das terras da União para o Estado do Amapá; Zona Franca Verde; ZPE em andamento… e agora esta iniciativa em benefício da Fortaleza. Temos que agradecer o Sarney. Parabéns senador.
Olá, leia artigo sobre importância de preservar o patrimônio histórico, comente e se for o caso concorra a R$ 1.000,00 em prêmios. Acesse: www.valdecyalves.blogspot.com
ResponderExcluir