quinta-feira, 1 de julho de 2010

Defesa da Cultura e da História amapaenses

Sarney coloca Iphan trabalhando pelo reconhecimento da Fortaleza de São José do Macapá como Patrimônio Histórico da Humanidade

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), recebeu nesta quarta-feira (30) o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida. Ele atendeu pedido do senador Sarney e anunciou a inclusão do maior e mais preservado monumento militar do Brasil, a Fortaleza de São José de Macapá (Amapá), na lista de monumentos candidatos ao título de patrimônio histórico da humanidade a ser encaminhada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Considerado um dos maiores e mais bem preservados monumentos militares do Brasil, a Fortaleza de São José de Macapá, construída em meados do século XVIII, foi incluída em lista a ser encaminhada à Unesco, de monumentos candidatos ao título de patrimônio histórico da humanidade. A notícia foi dada pelo presidente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, ao presidente José Sarney, senador pelo Amapá, em audiência no começo da noite de ontem (30) no Senado.

A Fortaleza de São José de Macapá fica numa ponta de terra à margem esquerda do Rio Amazonas, na antiga Província dos Tucujus, atual cidade de Macapá, no estado do Amapá. É testemunha do vasto projeto de defesa da Amazônia desenvolvido pelo Marquês de Pombal, primeiro ministro no reinado de D. José I (1750/1777). As pedras da construção – que levou 18 anos para ser concluída, sendo inaugurada no Dia de São José – foram retiradas por negros, caboclos e índios da embocadura do Rio Pedreira.

Erguido estrategicamente na foz, pela margem esquerda do rio Amazonas, o forte exerceria várias funções estratégicas: impedir por esta via, a entrada de navios invasores; defender, abrigando no seu interior, moradores da vila de São José de Macapá, caso sofressem ameaça de assédio; servir como ponto de reabastecimento de exercito aliado; elo de comunicação e vigilância entre as demais fortificações espalhadas pelo interior e fronteiras; assegurar a exploração dos produtos regionais e seu exclusivo comércio com a metrópole; manutenção da ordem soberana de Portugal na região. Contudo, a Fortaleza de São José de Macapá nunca entrou em combate, desempenhando assim parte de suas funções estratégicas.

Nos dias de hoje, por sua imponência, importância para a formação da cidade e da identidade da população local, o forte pode ser comparado ao que o Pão de Açúcar representa para o Rio de Janeiro, ou ao que a Torre Eiffel representa para a França.

3 comentários:

  1. Parabéns, presidente Sarney. Mais uma luta importante pelo Amapá. E só um acadêmico poderia ter esta sensibilidade. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Concordo. Mais uma importante iniciativa de Sarney em defesa do Amapá. O casamento Sarney/Amapá foi uma graça para nós tucujus. Os poucos desafetos, sempre frustrados e apostando no quanto pior melhor, devem estar perdidinhos. Não se pode desconsiderar as conquistas que tivemos desde a vinda de Sarney:

    Área de Livre Comércio de Macapá e Santana; Ampliação do Linhão de Transmissão – Tartarugalzinho/município de Amapá/Calçoene; Escola Técnica Federal; Universidade Federal do Amapá; Hospital Sarah Kubitschek; início das obras do novo aeroporto (internacional) de Macapá; Municipalização do Porto de Santana em 2002; Pátio de containers no Porto de Santana e equipamentos para o carregamento (Suframa); Urbanização da Orla de Macapá (Suframa); Revitalização e asfaltamento de vários trechos da BR 156 – em andamento; início da construção da Ponte Binacional Oiapoque - Saint George; recursos para a construção da Ponte de Laranjal do Jarí (AP) a Monte Dourado (PA); recursos para a construção de Ponte sobre o Rio Vila Nova; Museu do Tumucumaque; duplicação da Rodovia Duca Serra – Macapá e Santana; transferência das terras da União para o Estado do Amapá; Zona Franca Verde; ZPE em andamento… e agora esta iniciativa em benefício da Fortaleza. Temos que agradecer o Sarney. Parabéns senador.

    ResponderExcluir
  3. Olá, leia artigo sobre importância de preservar o patrimônio histórico, comente e se for o caso concorra a R$ 1.000,00 em prêmios. Acesse: www.valdecyalves.blogspot.com

    ResponderExcluir

Acompanhe

Clique para ampliar