"Você sabia que a Fortaleza de São José de Macapá foi eleita uma das sete maravilhas do Brasil?". Com perguntas deste tipo, o senador Geovani Borges (PMDB-AP) mostrou em discurso, na tarde desta quinta-feira (25), que o seu estado, o Amapá, tem muitas atrações capazes de encantar brasileiros e estrangeiros, especialmente os adeptos do turismo ecológico. "Que tal pescar no Rio Oiapoque?"
- Atravessando o Oiapoque, você estará em território francês. Lá, além da pesca desportiva, de excelentes lugares para o banho e a trilha, pode-se ver a pororoca, fenômeno que ocorre durante o encontro das águas do Oceano Atlântico com as águas do Rio Araguari - recomendou Geovani Borges.
Fora as atrações naturais por todo o estado, continuou o senador, o Amapá tem uma "culinária singular, preparada com o que há de mais saboroso e natural da fauna e da flora da Amazônia, numa herança dos índios, os primeiros habitantes da região". Citou a pescada da gurijuba, peixe da região, o tucunaré na brasa "e o inesquecível camarão no bafo".
O senador informou ainda que Macapá tem o Museu Joaquim Caetano, inaugurado há mais de cem anos. Ele reúne grande acervo que conta a história da região, com uma sala dedicada à arqueologia, com destaque a duas etnias que ocuparam o hoje estado do Amapá - os Maracá e os Cunani.
Da Redação / Agência Senado
Leia o pronunciamento na íntegra...
Ou assista ao vídeo a seguir...
gostaria muito que fossem divulgadas fotos da antiga cidade de VILA VISTOZA DA MADRE DE DEUS (Vistosa com Z) que foi descoberta no interior do municipio de Santana e pode ser comaparada às Ruinas de São miguel aqui do RS. É história escondida no meio da Floresta, assim como o Brasil não conta em seus livros de História a saga da REPÚBLICA DE CUNANI. Gostaria muito de ver criados os municipios de Cunani, Lourenço, Cassiporé, Mazagão Velho, e outros para enriquecerem melhor a história desse estado que amo tanto!!
ResponderExcluir