sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Coluna "Argumentos'


Para exemplo

O país “comemorou” ontem a notícia da prisão de um corrupto, fato raro no Brasil, especialmente tratando-se de um governador. Foi José Roberto Arruda, enrascado até o pescoço no “Mensalão do DEM”. Mas há opiniões controversas sobre o fato, pois uns dizem ser um excesso e outros um exemplo, apesar da mancha à democracia.

Hoje sai

O pedido de prisão é relativo à tentativa de suborno do jornalista Edmilson Edson dos Santos, o Sombra, testemunha do escândalo do panetone, que teria sido para obstruir as investigações do esquema de arrecadação e pagamento de propina. O pedido foi feito em denúncia apresentada contra Arruda e os outros cinco acusados.

Tesouras

Sabe a última nos barrcões das escolas de samba? O grande barato entre os carnavalescos rivais é dizer que chegou a hora de jogar as tesouras para o ar. Isso significa dizer que a agremiação cumpriu todas as etapas da preparação e fantasias e alegorias estão prontas para ir à avenuida do samba. Será mesmo?

Desaparecidos

A deputada Dalva Figueiredo (PT-AP) defendeu a necessidade de participação da Polícia Federal nas questões de direitos humanos. O assunto foi debatido durante reunião deliberativa da Comissão Parlamentar de Inquérito que trata do desaparecimento de crianças e adolescentes na Câmara. Para ela, a PF deve atuar também na prevenção.s

PELA MINERAÇÃO

O senador Geovani Borges (PMDB-AP) defendeu ontem a redução de tributos para a mineração, como negociam os da Fazenda, Guido Mantega, e de Minas e Energia, Edison Lobão. Segundo o senador, a negociação fracassou porque a proposta estabelecia a redução de impostos cuja arrecadação reverte em benefício da União e o aumento da alíquota da compensação financeira repartida com municípios.

Alternativas

Amanhã começa a folia em Macapá e nos quatro cantos do Amapá e, acredite, tem gente que quer distância da festa. Várias igrejas evangélicas e até o movimento da renovação carismática católica organizam seminários e retiros espirituais para quem vai aproveitar para reforçar a fé. Em Macapá é o Alegrai-vos e em Santana o Renascer, as apostas católicas.

Condição

Depois da publicação de uma nota da coluna sobre uma possível candidatura do comandante da PM a deputado esta ano, a coluna recebeu manifestações de alguns militares dizendo que não é unânime o apoio a Calandrini. Alguns estão esperando dele uma definição sobre uma lei de promoções de praças, especialmente de soldado a cabo. Do jeito que está, dizem, a primeira promoção levaria vinte anos para ocorrer.

Juventude Republicana

O Partido da República (PR) estará lançando no Amapá, o Movimento da Juventude Republicana no Amapá. A presidência ficará com a vereadora Adrianna Ramos, de Macapá. De acordo com a vereadora, o partido buscará maior interação com os municípios, propondo debates e campanhas que inclua a população jovem no cenário político. Uma boa essa.

Saúde de qualidade

O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) comemorou on-tem a aprovação da nova Lei dos Planos de Saúde, mas disse que as seguradoras não devem ser sobrecarregadas, pois é dever o Estado oferecer serviço público de qualidade. Ele também teve requerimento aprovado por seus pares para iniciar uma discução sobre a descriminalização do aborto no país. Isso vai render.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar