quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Geovani Borges: recursos do Fundo Amazônia deve garantir economia de baixo carbono


O senador Geovani Borges (PMDB-AP) defendeu nesta quarta-feira (24) que o Fundo Amazônia, criado em julho de 2008, seja utilizado para investimentos em infraestrutura e tecnologia, de modo a garantir uma economia de baixo carbono, que promova o desenvolvimento sustentável e a preservação da floresta.
Geovani Borges lembrou que o fundo recebe mais recursos à medida que consegue comprovar perante o Ministério do Meio Ambiente que o desmatamento diminuiu. Segundo informou, o fundo deverá receber recursos da Noruega de US$ 1 bilhão até 2015, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (BNDES), informou.
Para o parlamentar, as políticas de desenvolvimento econômico deverão levar em conta a nova configuração da região em seu processo de ocupação econômica e demográfica, cada vez mais urbanizada e industrializada, porém com sérios problemas ambientais. Essas mudanças podem ser verificadas, disse o senador, com a alteração na matriz de transporte, de fluvial para rodoviário, nas últimas três décadas.
- Na Amazônia Legal quase todo o transporte é feito por rodovias mal conservadas - disse, acrescentando que a região precisa investir mais em transporte hidroviário.
Geovani Borges entende que os governadores precisam do pagamento por serviços ambientais prestados pelos estados da Amazônia Legal, de modo a terem receita para investir em infraestrutura, ciência e tecnologia, além de capacitação da mão de obra e apoio à produção. Por todas as razões elencadas em seu pronunciamento, o parlamentar defende a utilização do Fundo da Amazônia para ações de preservação, redução do desmatamento e uso sustentável da floresta.
Da Redação / Agência Senado

Leia o pronunciamento completo...

Ou assista ao vídeo a seguir...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar