quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Sarney foi homenageado pela Nunciatura Apostólica em Brasília

O jantar oferecido pela representação diplomática do Vaticano reverenciou os presidentes do Senado e do STF

Dom Lorenzo Baldisseri, o núncio apostólico no Brasil, homenageou com um jantar, na noite da segunda-feira desta semana (8), os presidentes do Senado, José Sarney, e do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes. O objetivo do convite foi, de acordo com Baldisseri, um gesto para expressar "as excelentes e elevadas relações entre a Santa Sé e o Brasil". A Nunciatura Apostólica é a representação diplomática da Santa Sé no Brasil e a Casa de Sua Santidade, o Papa Bento XVI, em Brasília.No discurso, proferido durante o encontro, o núncio apostólico afirmou que "homenagear o senador José Sarney, é percorrer, na sua eminente pessoa, um traço significativo de história contemporânea do Brasil." Baldisseri agradeceu, na oportunidade, a participação do Congresso Nacional na ratificação do acordo entre o Brasil e a Santa Sé, concluído em 7 de outubro de 2009. "Foi um evento determinante nas mutuas relações entre Santa Sé e Brasil, constituindo uma pedra fundamental dos alicerces institucionais e internacionais, que vai trazer inestimáveis benefícios pelo Brasil, no seu crescimento interno, global, na sua projeção de Nação emergente", afirmou o núncio.

Ao se dirigir ao ministro Gilmar Mendes, Baldisseri, ressaltou que "a Santa Sé por sua secular atenção e significativa contribuição na formação dos sistemas jurídicos dos países ocidentais, não pode deixar de prestar homenagem a quem dirige o Supremo Tribunal Federal". Também fez parte da homenagem a José Sarney e a Gilmar Mendes um recital do núncio apostólico que executou no piano peças de Michal Kleofas Oginski, de Amadeus Mozart, Heitor Villa-Lobos, Robert Schumann e Frédéric Chopin. Baldisseri nasceu em Barga, província de Lucca, na Itália. Além de doutor em Direito Canônico e licenciado em Teologia Dogmática, o núncio é bacharel em Canto Gregoriano pelo Pontifício Instituto de Música Sacra de Roma. Estudou piano no Conservatório Boccherini de Lucca e aperfeiçoou-se com o regente João Carlos Martins e com a pianista Beatriz Salles. Ordenado sacerdote em 1963, ingressou uma década depois no serviço da Santa Sé como diplomata, já tendo servido às Nunciaturas Apostólicas da Guatemala e El Salvador, Japão, Paraguai, França, Haiti. Como núncio apóstolico serviu no Paraguai e na Índia e, no Brasil, onde está desde 2002.

Participaram da noite festiva em homenagem aos presidentes do Senado e do STF, além de Gilberto Carvalho, chefe de gabinete da Presidência da República; dom José Freire Falcão, arcebispo emérito de Brasília; dom Dimas Lara Barbosa, secretário geral da CNBB; o ministro da Defesa, Nelson Jobim; Samuel Pinheiros Guimaraes, ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos; Francisco César Asfor Rocha, presidente do Superior Tribunal de Justiça; Carlos Aires Brito, presidente do Superior Tribunal Eleitoral; os ministros Eros Roberto Grau, César Peluso, Ricardo Levandowski, José Antonio Dias Toffoli; a embaixadora Maria Edileuza Fonteles Reis, diretora do Departamento da Europa de Itamaraty; os senadores Heráclito Fortes, Marco Maciel, Neuto de Conto; e outras autoridades civis e militares.


Um comentário:

Acompanhe

Clique para ampliar