quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Centro de Qualificação criará banco de mão de obra local para atuar na construção da Hidrelétrica Ferreira Gomes

Ferreira Gomes Energia investe R$ 2 milhões em Programa de Qualificação de Mão de Obra em parceria com poder público municipal e estadual.

A população de Ferreira Gomes tem agora à disposição o Centro de Capacitação e o Sistema Municipal de Emprego (SIME), inaugurados na sexta-feira, dia 11. O espaço, que reúne as iniciativas, vai possibilitar a qualificação profissional de moradores de Ferreira Gomes e Porto Grande para atuar na construção da Usina Hidrelétrica (UHE) Ferreira Gomes. Vão ser mais de 30 cursos oferecidos ao longo dos próximos meses, resultado de um convênio entre a Ferreira Gomes Energia, Prefeituras Municipais de Ferreira Gomes, de Porto Grande e o Governo do Estado. Serão treinadas 1.355 pessoas, sendo 880 de Ferreira Gomes e 475 de Porto Grande. “O Centro vai intensificar essa qualificação de modo a aumentar o número de mão de obra necessário à construção do empreendimento. Esses trabalhadores poderão, inclusive, ser aproveitados em outros empreendimentos elétricos, previstos para serem implantados no município”, disse Gastão Rocha, diretor técnico da Ferreira Gomes Energia. A iniciativa, com orçamento de R$ 2 milhões, compõe o Plano Ambiental Básico da Ferreira Gomes Energia. Nos últimos meses, a empresa fez uma reforma completa do espaço de mais de 500 metros quadrados, que pertence à Prefeitura de Ferreira Gomes. Também equipou o local para permitir seu pleno funcionamento, além de viabilizar a contratação de conteúdo e professores para os treinamentos.

Modelo para outros municípios – Chamada de Programa de Qualificação de Mão de Obra, a iniciativa possui suas ações alinhadas aos objetivos do Programa Amapá Trabalhador, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Trabalho e Empreendedorismo do Amapá (Sete). A primeira etapa compreende a criação do Sistema Municipal de Emprego (Sime) nas cidades de Ferreira Gomes e Porto Grande. Haverá nos dois municípios locais para cadastramento de pessoas interessadas em atuar na construção do empreendimento e passar pelo processo de qualificação. “Esse modelo será inspirador para outros municípios, fruto da parceria do Governo, iniciativa privada e trabalhadores”, destacou Silvado Brito, secretário estadual de Trabalho e Empreendedorismo. Ao longo das obras da Usina Hidrelétrica (UHE) Ferreira Gomes, serão gerados em média, cerca de 2,7 mil empregos diretos e outros 6 mil indiretos. A meta, definida em convênio com os representantes do poder público municipal e estadual, é a oferta de no mínimo 60% dos empregos diretos para os moradores dos dois municípios. Atualmente no canteiro de obras, a empresa conta hoje com xxx trabalhadores, sendo 83% (613) originários da própria região e do Estado. O Programa de Qualificação de Mão de Obra prevê a oferta de cursos em áreas como administração, construção civil, hotelaria e turismo, transporte, alimentação – necessárias tanto à construção e operação do empreendimento quanto em serviços indiretos associados à obra. Jovens na faixa etária entre 18 a 29 anos, que se encontram em situação de desemprego e/ou vulnerabilidade social, também receberão qualificação para acesso a vagas de estágio a serem criadas. A qualificação social e profissional irá atender ainda os trabalhadores autônomos cadastrados na Central do Trabalhador Autônomo, os jovens cadastrados no Programa Primeiro Emprego e os trabalhadores sem ocupação com cadastro no Sistema Nacional de Emprego (Sine) e no Sistema Municipal de Emprego (Sime), desde que residam nos dois municípios.

Dione Amaral – dionejornalista@gmail.com
Sérgio Scuotto –
sergio.scuotto@inpresspni.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar