quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Randolfe: governo federal deve dar garantia de vida para Marcelo Freixo, ameaçado por milícias

Em discurso no Plenário nesta terça-feira (1º), o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) lamentou a situação do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ). Freixo está sendo vítima de ameaças de morte e deve deixar o país para não correr perigo de vida. O senador pede que o governo federal dê garantia de vida ao parlamentar fluminense.
- Somente no mês passado, foram descobertos sete planos de tirar a vida do deputado - disse Randolfe Rodrigues.
O senador lembrou que Marcelo Freixo denunciou várias ações do crime organizado no Rio de Janeiro. E destacou que a atuação do deputado permitiu o indiciamento de centenas de pessoas ligadas a grupos paramilitares. Freixo foi presidente da CPI das Milícias e inspirou o personagem Fraga, militante dos direitos humanos que se torna deputado, no filme Tropa de Elite 2.
Randolfe Rodrigues disse que a coragem do deputado deve inspirar a postura de todos os parlamentares do Brasil. Segundo o senador, a situação de Freixo mostra que as estruturas do estado fracassaram. O senador disse que quem está ameaçado de morte não é o deputado, mas sim o estado do Rio de Janeiro. Para Randolfe Rodrigues, o governo federal deveria garantir a vida do deputado.
- Um estado que não pode garantir a vida de um deputado poderá conseguir garantir a vida dos cidadãos comuns? - questionou.
O senador ainda informou que apresentou requerimento solicitando que a Subcomissão de Segurança Pública, criada no âmbito da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), realize uma audiência na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro para debater a situação das milícias no estado. Para o senador, seria uma forma de mostrar solidariedade com o deputado e indicar para o crime organizado que o estado não vai abaixar a cabeça.
- É uma luta não somente do povo do Rio de Janeiro, mas de todo o Brasil contra a bandidagem. Não podemos aceitar a derrota do Estado Democrático de Direito - concluiu.

Da Redação / Agência Senado

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar