segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Senado abre nesta terça exposição sobre realizações nas gestões de Sarney


O Senado inaugura nesta terça-feira (18) a exposição "Modernidade no Senado Federal – Presidências de José Sarney", com iniciativas e avanços alcançados durante os quatro mandatos em que Sarney esteve à frente da Mesa Diretora da Casa. Dividida em três eixos, a mostra terá foco na gestão da instituição: Comunicação para Todos; Modernidade no Processo Legislativo; e Transparência na Administração. Ao todo serão 76 painéis sobre as ações realizadas nos biênios em que o Senado foi presidido por Sarney: 1995-1997; 2003-2005; 2009-2011; e 2011-2013. Também estarão expostas a Ata de Criação do Senado Federal e uma carta do presidente. A exposição vai até o dia 25 de janeiro de 2013, na Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, no Anexo II do Senado, em Brasília. Na parte dedicada à comunicação e interatividade, o destaque está na criação da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secs), em 1995, com a criação e evolução de seus veículos de comunicação – Jornal, Agência, TV e Rádio – e seus serviços, como publicidade e marketing institucionais, clipping, arquivo fotográfico, realização de pesquisas de opinião e o canal de comunicação com o cidadão (Alô Senado), visitação institucional, o programa Senado Jovem, e os perfis nas redes sociais. Também é lembrada a criação da página da assessoria de imprensa da Presidência do Senado na internet. A pauta diária do Senado, a publicação do Diário do Senado e do Congresso na internet, a modernização da legislação e a realização de quadros comparativos entre textos dos projetos são alguns dos temas que marcam a modernização do processo legislativo. Também entram nesse rol exemplos como a adoção da assinatura digital, as notas taquigráficas em tempo real, a explicação das ementas das proposições, a criação da Ouvidoria, a publicação de informações em dados abertos, a implementação do portal e-Cidadania - que aumenta os canais de interação com os cidadãos - e a modernização do Relatório Anual da Presidência, com a extração automática de informações diretamente dos bancos de dados da instituição. Terceiro campo abordado, a transparência na Administração está representada por ações realizadas por diversas unidades da Casa, desde a publicação de obras sobre a história e a cultura brasileiras até a abertura do arquivo à sociedade. O desenvolvimento nas áreas de tecnologia da informação, capacitação e sustentabilidade é detalhado e se apresentam conquistas nas áreas de governança e gestão por resultados, com desburocratização, eficiência, racionalidade e economia. A evolução na gestão de pessoas, realização de concursos públicos e a prestação de contas também compõem o tema.

Agência Senado/ Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado 

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