quarta-feira, 18 de março de 2009

Fátima Pelaes defende direito da mulher ter acesso à saúde
Shyley Saissem
No último dia 17, a deputada federal Fátima Pelaes (PMDB/AP), vice-presidente Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara Federal, reuniu em Brasília com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão e com a ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.
Do encontro também participou a deputada federal Elcione Barbalho (PMDB/PA), eleitas recentemente para presidir a Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara.
Um dos assuntos tratados no encontro foi a política desenvolvida pelo ministério voltada à área da assistência a saúde da mulher, como o Programa de Nacional de Planejamento Familiar e o direito reprodutivo que tem ampliado a oferta de métodos contraceptivos na rede pública de saúde e nas farmácias privadas e as credenciadas pelo programa Farmácia Populares do Brasil.
Para a deputada Fátima Pelaes, a partir da aprovação da Lei do Planejamento Familiar (nº 9.263/96), na qual foi relatora, foi possível implementar inúmeras ações na área da assistência ao planejamento familiar.
“Depois de mais de uma década, observo que estamos caminhando para que os direitos reprodutivos cheguem ao alcance de toda população brasileira. Temos inúmeras leis no congresso que garantem acesso as da política da saúde da mulher e o ministro José Gomes Temporão tem demonstrado o seu compromisso em ampliar este acesso e quem ganha com isso são as mulheres Brasileira”, declarou Fátima Pelaes.
Almoço
No mesmo dia, as deputadas Fátima Pelaes, Elcione Barbalho e Regina Perondi, secretária-geral do PMDB Mulher, representando a presidente Maria Elvira Salles Ferreira, foram recebidas em um almoço oferecido pelo ministro José Gomes Temporão.
O encontro foi para saldar a eleição de Fátima Pelaes e Elcione Barbalho para dirigirem a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados. A saúde e os direitos da mulher foram tema do encontro de estímulo ao trabalho das deputadas. Na Comissão é onde são debatidos projetos de interesse de ambas as pastas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar