Papaléo Paes homenageia ex-governantes do Amapá
Ao discursar nesta terça-feira (24), o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) recordou e homenageou alguns dos ex-governantes do Amapá. Ele começou a homenagem citando o ano de 1943, quando parte do estado do Pará é desmembrado para dar origem ao Território Federal do Amapá. Em 1944, o presidente Getúlio Vargas nomeia o então capitão Janary Gentil Nunes para administrar o território, sendo o seu primeiro governante.
- Na curta história política do Amapá, alguns governantes imortalizaram seus nomes com uma atuação digna de todos os aplausos. Em primeiro lugar, aquele a quem coube instalar o território e que, por doze anos, esteve à frente do governo local, um recorde jamais ultrapassado. Refiro-me a Janary Nunes, sinônimo de vocação administrativa e de zelo irrepreensível para com a coisa pública - disse Papaléo.
O senador disse que Janary Nunes começou a montar a infraestrutura que seria necessária para os primeiros anos de desenvolvimento do Amapá, criando polos de produção agropecuária e iniciando o ordenamento urbanístico da capital, Macapá. Além disso, completou Papaléo, Janary Nunes aprovou o projeto da primeira usina hidrelétrica do Amapá; retomou a construção da BR-156; iniciou a implantação das companhias de água e esgoto e de eletricidade; além de construir diversos postos de saúde, escolas e hospitais.
Papaléo também homenageou Annibal Barcellos, que governou o Amapá entre 1979 e 1985 e entre 1991 e 1994.
- Outro nome que devo enfatizar é o do último governador militar nomeado e primeiro governador eleito pelo voto direto. Trata-se do capitão-de-mar-e-guerra Annibal Barcellos. Sob sua administração, Macapá ganha contorno arquitetônico moderno - disse Papaléo.
Graças a Aníbal Barcellos, informou o senador, Amapá ganhou o Teatro das Bacabeiras, o Conselho de Cultura, uma usina de asfalto e uma empresa estatal de navegação. Outro homenageado por Papaléo foi o governador entre 1985 e 1990, Jorge Nova da Costa, que instalou a primeira delegacia de crimes contra a mulher do Amapá.
Papaléo disse ainda que a maior parte da vegetação do Amapá está preservada e que o estado conta com "o maior corredor ecológico do país", onde está situado o maior parque de floresta tropical do planeta, o Parque Nacional das Montanhas Tumucumaque. Além disso, acrescentou, o Amapá possui exuberantes flora e fauna e riquezas minerais como manganês, cromita e ouro.
- Não obstante tudo isso, ainda falta ao Amapá a devida consideração por parte do governo federal - criticou Papaléo, cobrando da União a construção de mais rodovias no estado e o aperfeiçoamento das atividades extrativistas, de manejo florestal, pecuária e saneamento básico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário