quarta-feira, 18 de março de 2009


Comissão de Seguridade da Câmara vai apurar problemas no sistema de saúde do Amapá
Shyley Saissem


Foi aprovado na última semana na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara Federal o requerimento da deputada federal Elcione Barbalho (PMDB-PA) que cria Comissão Externa para apurar as condições de atendimento à população no sistema de saúde pública.
A iniciativa partiu após a divulgação de notícias sobre o descaso no atendimento à população veiculada no Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão, exibida no dia ultimo dia, 9, com o título "Brasileiros que vivem no Marajó tem que viajar até 12 horas para tratar da saúde".
Uma equipe da emissora acompanhou uma embarcação que saiu lotada do município de Breves, com destino à capital paraense levando vários doentes e uma senhora que sofreu derrame cerebral e precisava de atendimento de urgência. Mas ao enfrentar a longa viagem, a dona de casa não resistiu e faleceu na frente das câmeras e de seu companheiro.
Fátima Pelaes, deputada peemedebista pelo Amapá, vice- presidente da Comissão de Seguridade Social solicitou a autora do requerimento à extensão dessa Comissão Externa para o Amapá. Ela declarou que a apresentação desse requerimento levará o debate sobre o assunto para a Câmara dos Deputados, além de criar uma perspectiva de melhora do sistema de saúde em toda a região.
“É importante que a comissão também chegue ao Amapá. Para se ter uma idéia, a distância para os moradores do arquipélago do Marajó em relação ao Amapá, é bem menor do que para o Pará, Em função disto inúmeros são os moradores do acabam buscando atendimento nos hospitais do nosso estado e desta forma sobrecarregando a rede de saúde local", enfatizou parlamentar amapaense.
O requerimento aprovado pela Comissão foi encaminhado ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, para aprovação. Em seguida retornará a Comissão de Seguridade Social para que sejam indicados os integrantes e agendada a primeira visita das Comissões aos Estados do Pará e Amapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar