terça-feira, 3 de março de 2009

AL terá sessão solene pelo Dia Internacional da Mulher
Gabriel Penha

A Assembléia Legislativa aprovou, na sessão desta terça-feira (3), o requerimento conjunto das deputadas Francisca Favacho (PMDB), Mira Rocha (PDT) e Meire Serrão (PMDB), que determina a realização de uma sessão solene, na próxima segunda-feira (9), para marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher. A data será comemorada no próximo dia 8. De acordo com a deputada Francisca, a sessão ordinária será transformada em solene para um momento de homenagem e reflexão sobre o papel e o respeito aos direitos da mulher e seu destaque na sociedade atual. “Para isso, desde já aproveitamos o ensejo para convidar as diferentes instituições que cuidam dos interesses da mulher, para participar da sessão, uma reflexão sobre a mulher no Amapá, os avanços e a participação em setores importantes como a política”, conclama Favacho. Ela diz ainda que apesar do número reduzido de mulheres no parlamento estadual, as três deputadas da atual legislatura têm papel de destaque na vida parlamentar. “Sempre fomos bem tratadas pelos colegas deputados, pelo presidente Jorge Amanajás, pelo prefeito Roberto Góes e pelo governador Waldez Góes. Na pauta da Assembléia, já foram aprovados e tramitam vários projetos em defesa dos interesses da mulher”, pondera a parlamentar.

História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da data

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das mulheres brasileiras

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo. Hoje, ocupam importantes cargos em instituições públicas e privadas, também sendo cada vez maior o número de famílias chefiadas por elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar