sexta-feira, 28 de maio de 2010

Mozarildo exalta trabalho da mídia do Senado e lê nota da Secretaria Especial de Comunicação Social

O senador Mozarildo Cavalcanti defendeu os meios de comunicação do Senado, nesta quarta-feira (27), em Plenário. Ele exaltou o trabalho feito pelos veículos da Casa, ressaltando a importância de informar com detalhe aos cidadãos sobre os acontecimentos no âmbito da instituição. O senador também respondeu a críticas à reforma administrativa do Senado e ao plano de cargos e salários dos servidores da instituição. Para Mozarildo, tais objeções refletem os interesses contrariados com a plena divulgação das atividades legislativas do Senado.
- É importante que se saiba por que um senador vota a favor ou contra determinada tese. Se votou contra a derrubada da CPMF, se é a favor da Emenda 29, que vincula os gastos da União, dos estados e dos municípios à saúde - exemplificou o parlamentar, sublinhando que a mídia do Senado possibilita ao morador do interior de estados como Roraima conhecer o teor dos discursos e das atividades realizadas nas comissões pelos parlamentares que os representam.
Mozarildo mencionou a independência dos veículos do Senado, que permitem a diversos senadores criticarem com ampla repercussão as ações do governo federal. Ele apontou os investimentos em qualidade técnica e tecnológica e comparou o trabalho realizado pelos veículos de comunicação da Casa a outros do gênero, como a TV Câmara, a TV Justiça, as TVs das assembleias legislativas e a TV Brasil - esta, vista por ele como de "propaganda gratuita" do governo.

Nota

O senador leu nota, no mesmo sentido, assinada pelo diretor da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secs), Fernando César Mesquita. No texto, o diretor informa ser atribuição dos veículos divulgar a atuação parlamentar com "isenção, imparcialidade e qualidade em favor da cidadania". No texto, o diretor salienta que o desejo e o dever do parlamentar de dar publicidade e satisfação ao seu eleitorado seriam frustrados se dependessem apenas da mídia privada, "pouco atenta aos debates e à votação de matérias de relevante interesse público e nacional nas comissões técnicas e no Plenário do Senado". Por outro lado, Fernando César, disse o senador, sublinha que a "excelência de produção" da Secs é reconhecida em pesquisas de opinião por senadores, chefes de gabinete, assessores de imprensa e renomados jornalistas dos principais veículos de comunicação do país. O diretor observou ainda, relatou o parlamentar, a constante renovação tecnológica que objetiva levar com rapidez a "notícia correta da atividade legislativa" aos mais "longínquos rincões". Com um planejamento estratégico para os próximos oito anos, assessorado pela Secretaria Especial de Informática (Prodasen), a Secs definiu como sua missão a "Comunicação para a Cidadania", informa o texto. Conforme Mozarildo, o diretor admite que cabe aos parlamentares decidirem que comunicação o Senado e a população "merecem ter". Porém, lamenta que a Fundação Getúlio Vargas (FGV) não tenha contemplado, em seu estudo, as peculiaridades e as especificidades do trabalho da Comunicação Social do Senado: "Como servidores e profissionais responsáveis queremos o melhor para o cumprimento de nossas obrigações". Mozarildo disse também que pleiteará junto ao presidente do Senado, José Sarney, a instalação da Rádio Senado e Rádio Câmara em seu estado. Isto porque, muitas vezes, a imprensa divulga que o senador ou o deputado "não faz nada".

Leia o pronunciamento na íntegra...

Confira o vídeo com trechos do pronunciamento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar