segunda-feira, 24 de maio de 2010

Papaléo manifesta preocupação com aumento da corrupção no Brasil

O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) manifestou em Plenário, nesta segunda-feira (24), sua preocupação com os elevados níveis de corrupção verificados no Brasil nas últimas décadas. Baseando-se em dados disponibilizados no estudo da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), intitulado "Corrupção: Custos econômicos e propostas de combate", Papaléo lamentou o fato de que, numa nota de zero a dez, com o zero indicando um país extremamente corrupto, o Brasil tenha obtido nota 3,70, abaixo da média mundial de 4,03, classificando-se na posição de número 75, entre os 180 países pesquisados.
O parlamentar salientou que caso o Brasil tivesse alcançado a nota dez, ou seja, se não houvesse corrupção, seriam poupados a cada ano, R$ 69 bilhões, valor equivalente aproximadamente a 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
- O que o Brasil desperdiça por ano em subornos e propinas representa 27% dos gastos públicos em saúde; 105% ( isso mesmo 105%!) dos gastos públicos em segurança, aquela mesma segurança que uma pesquisa do Ibope apontou como preocupação prioritária de nossa população; e 127% (127!) do que se investe, nos setores público e privado, em pesquisa e desenvolvimento - disse.
Para enfrentar o problema, Papaleo apontou a necessidade de uma reforma política, que aumente o controle da sociedade sobre seus representantes; uma reforma administrativa que priorize o preenchimento de cargos via concursos públicos; uma reforma fiscal que torne impositiva a execução do Orçamento; e uma reforma tributária que torne o sistema de arrecadação mais justo, entre outras medidas.
Em aparte, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) criticou o presidente Luis Inácio Lula da Silva pela edição de medida provisória que dispensa a Empresa Brasileira de Infra Estrutura Aeroportuária (Infraero) de licitar obras para a Copa do Mundo de 2014 e para a Olimpíada de 2016.

Da Redação / Agência Senado

Leia o pronunciamento na íntegra...

Ou confira trechos do discurso no vídeo a seguir...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar