quinta-feira, 20 de maio de 2010

Relações diplomáticas Brasil-Polônia comemoram 90 anos

Bala Rocha recepcionará comitiva

Comemorando os 90 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Polônia, uma comitiva de deputados poloneses visita o Congresso Nacional, no próximo dia 25 (terça-feira). Os parlamentares serão recebidos pelo deputado federal Bala Rocha (PDT/AP), presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Europa.

A comitiva polonesa será formada pelos deputados Tomasz Piotr Nowak (Presidente do Grupo Parlamentar Polônia-Brasil), Krzysztof Gadowski (vice-presidente do Grupo), Eugeniusz Klopotek (vice-presidente do Grupo) e Wojciech Szarama (vice-presidente do Grupo), além da senhora Elzbieta Janowska-Moniusko (secretária do Grupo).

Breve histórico

O estabelecimento oficial das relações diplomáticas, no âmbito das legações, ocorreu pouco mais tarde, em 27 de maio de 1910, com a entrega das credenciais do Legado da Polônia, Ksawery Orlowski, ao Presidente Epitácio Pessoa. Em 03 de junho de 1921, as credenciais do Legado brasileiro Rinaldo de Lima e Silva foram recebidas pelo Chefe do Estado polonês, Józef Pilsudski.
No período entre as duas guerras mundiais (1915 a 1939), as representações diplomáticas dos dois países receberam apoio significativo de iniciativas sociais, as quais tinham por objetivo popularizar o conhecimento sobre as culturas de Brasil e Polônia. Naquele período, inclusive, foi criada em Varsóvia a Associação Polono-Brasileira Ruy Barbosa, que existe até hoje.
Os primeiros acordos comerciais entre os dois países também datam dos anos 20 e 30 do século XX, sendo o mais importante deles o acordo sobre tarifas alfandegárias. A Polônia exportava para o Brasil, principalmente, carvão, cimento, tubos, trilhos ferroviários e zinco. Do Brasil seguiam café, cacau, fumo, algodão e minério de ferro. Diante do desemprego crescente nas cidades e no campo, o Governo polonês também incentivava a migração para o Brasil – que acolheu entre 2.000 e 3.000 fugitivos de guerra poloneses.
Entre 1944 e 1989, a Polônia esteve sob a influência soviética, tornando-se um país com liberdades limitadas. Em 1945, o Brasil chegou a retirar seu apoio ao governo da República da Polônia, mas dias depois os dois países decidiram que as relações iriam continuar no mesmo nível do período anterior à Guerra, ou seja, no âmbito das legações.
Na década de 60, ocorreram os primeiros contatos entre os Parlamentos, assim como a intensificação dos contatos entre os dois governos. Já nas décadas de 70 e 80, as trocas comerciais se intensificaram, alcançando US$ 700 milhões por ano.
Na década de 90, após a consolidação da democracia em ambos os países, foram assinados vários acordos e entendimentos que até hoje facilitam os contatos e relações mútuas. Também a entrada da Polônia na União Européia influi positivamente na importação de produtos brasileiros para aquele país.
Vale ressaltar ainda que um dos pilares das relações polono-brasileiras é a comunidade polonesa. Embora a emigração para o Brasil tenha cessado, houve incremento das atividades culturais promovidas pelos descendentes dos poloneses que aqui residem.

Para saber um pouco mais sobre as atuais relações Brasil-Polônia, veja o vídeo abaixo com mensagem do Vice-cônsul comercial da Embaixada da República da Polônia: Sr. Wojciech Baczynski

Acompanhe:

www.sebastiaobalarocha.com.br

www.twitter.com/info_balarocha

www.parlatube.com.br/sebastiaobalarocha

orkut: Bala Rocha (perfil e comunidade)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar