quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Presidência do Senado Federal

No Itamaraty, Lula e Sarney trocam idéias

Na embaixada da Santa Sé, Dom Lorenzo, Dom José Falcão e Sarney enaltecem a ratificação do acordo entre o Brasil e a Nunciatura Apostólica

Na quarta-feira (21) à noite, representantes do Vaticano agradeceram o Legislativo brasileiro, representado pelo presidente do Senado, José Sarney e por vários parlamentares, pela aprovação do estatuto jurídico da Igreja Católica, realçando os laços de amizade que aproximam Santa Sé e o Brasil. O ensino religioso, o casamento e a prestação de assistência espiritual em presídios e em hospitais, dentre outras questões, são agora normatizados pelo estatuto.

Na terça-feira (20), o presidente do Senado, José Sarney, e o novo ministro do TCU, José Múcio Monteiro

Cerimônia de posse do ex-ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República José Múcio Monteiro Filho, como ministro do Tribunal de Contas da União. Na mesa, os presidentes Sarney (Senado Federal), Lula (da República) e Ubiratan Aguiar (do TCU)

Sarney abre espaço na agenda para receber estudantes de Direito

Alunos do 6º período do Curso de Direito do Uniceub, de Brasília, quebraram o protocolo e foram recebidos extra-agenda pelo presidente do Senado. Tendo como anfitriã e guia a deputada Fátima Pelaes (PMDB-AP), mãe de um dos estudantes, os jovens percorreram todas as instalações do Congresso Nacional, aprendendo um pouco dia a dia de trabalho das duas casas legislativas.

Ministro angolano conversa com Sarney sobre parcerias na área produção de petróleo

O interesse de Angola na experiência do Brasil na produção de petróleo dominou a conversa entre José Sarney e o ministro das Telecomunicações e Tecnologia da Informação daquele país, José Carvalho da Rocha, em encontro realizado nesta quinta-feira (22), no gabinete da Presidência do Senado. O ministro angolano afirmou, durante a visita, que a sua missão na reestruturação do ministério envolve a parceria com o Brasil no que diz respeito à transferência de tecnologia e aprimoramento de seus recursos humanos do setor das telecomunicações. A visita de Carvalho da Rocha a Sarney foi acompanhada pelo senador Lobão Filho (PMDB/MA), além de vários parlamentares e assessores angolanos.

Sarney e Carvalho da Rocha conversaram também sobre as razões históricas que ligam Brasil e Angola. Para o presidente do Senado, a intensificação das relações do Brasil com os países africanos, que ele atribuiu ao empenho do governo Lula, é motivo de grande orgulho para todos os brasileiros. Durante o encontro, José Sarney relatou ao ministro angolano sua satisfação com o convite feito pelo presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, para prefaciar a publicação de suas obras políticas completas, lançado em 2007 naquele país.

De acordo com o presidente do Senado, ele fez questão, na oportunidade, de enfatizar a amizade que une os dois países e seu interesse na luta do povo angolano pela independência. "Foi difícil ultrapassar a tradição de apoio ao colonialismo português, mas acabamos na linha de frente da defesa do governo independente", diz no prefácio o presidente do Senado. Sarney ressaltou ainda a sua admiração por Agostinho Neto, o estadista que era também escritor. "Em janeiro de 1989, foi com grande satisfação que, a convite do Presidente José Eduardo dos Santos, fui o primeiro presidente brasileiro a visitar Angola. Ali prestei minha homenagem a Agostinho Neto", relatou Sarney na obra. Carvalho Neto agradeceu a receptividade, enquanto o presidente do Senado desejou ao ministro angolano sucesso no seu empenho em firmar parcerias com o governo brasileiro.

Os laços da amizade entre Brasil e França foram ressaltados por Bernard Accoyer, que falou também da paixão de seu país pela cultura e a criatividade brasileira

O crescimento econômico brasileiro, o investimento em novas tecnologias e o estreitamento das relações comerciais entre Brasil e França foram os temas principais do encontro entre os presidentes Bernard Accoyer, da Assembléia Nacional francesa, e José Sarney, do Senado. Orgulhoso, Sarney ressaltou que o Brasil enfrentou bem a crise econômica mundial e chegará ao final de dezembro com um milhão de novos empregos.

Na conversa descontraída, o presidente do Senado falou sobre a histórica ligação cultural entre os dois países e chamou atenção para a importância do conhecimento neste século. "O mundo do futuro não será dos grandes países, mas daqueles que dominarem tecnologia e o conhecimento científico", disse para destacar a importância da parceria entre a França o Brasil, particularmente no desenvolvimento de novas tecnologias.

"A França domina tecnologias avançadas que não dominamos. O Brasil, com as novas descobertas de petróleo, torna-se também uma potência petrolífera. Assim, temos necessidade e condições de melhorar, por exemplo, nosso equipamento militar para melhor defender nossas costas e nossos mares", disse.

Sarney lembrou ainda a importância do apoio do presidente francês, Nicolas Sarcozy à candidatura brasileira ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para o fortalecimento das relações entre Brasil e França. E ressaltou que Sarcozy e o presidente Lula têm demonstrado interesses comuns na luta por um mundo mais solidário e igualitário.

Bernard Accoyer e Sarney também relembraram acontecimentos que marcam a forte influência da cultura francesa na história do Brasil. E Accoyer fez questão destacar que a cultura brasileira é muito admirada na França, sobretudo por sua imensa criatividade.

4 comentários:

  1. Sarney mostra como é ativa sua vida política.

    ResponderExcluir
  2. O presidente do Senado tem simpatizado por muitos grupos, como é o caso agora dos estudantes.

    ResponderExcluir
  3. Sarney tem se mostrado receptivo em receber diversos parceiros.

    ResponderExcluir
  4. Realmente é necessário estreitar relações e fazer parcerias com outros países.

    ResponderExcluir

Acompanhe

Clique para ampliar