segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Presidência do Senado Federal


Data:25.10.09
Veículo:Folha de S. Paulo

Sarney ajudou filho a "atacar" setor elétrico, revela grampo

Gravações da Polícia Federal mostram que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), não estava alheio às investidas do filho mais velho, Fernando, sobre órgãos públicos do setor elétrico -ações que, para os policiais, configuram crime de tráfico de influência(...)

Os grampos -obtidos com autorização judicial- fazem parte da Operação Faktor, antes chamada de Boi Barrica (...).

O presidente do Senado até aqui não foi alvo da Faktor. Para investigá-lo, a PF precisaria de autorização do Supremo Tribunal Federal. Sobre as denúncias anteriores contra o filho, Sarney disse que tratavam de casos que ele desconhecia. As escutas que a Folha revela hoje são as primeiras a envolvê-lo diretamente. Procurados, Sarney e Fernando não comentaram as nomeações (...)

E S C L A R E C I M E N T O

Carta enviada ao jornal Folha de S. Paulo esclarece matéria baseada em escutas telefônicas, com transcrição de diálogos descontextualizados: “agindo desta forma, qualquer conversa pode servir a
qualquer tese”.

Caro editor,

A matéria “Sarney ajudou filho a ‘atacar’ setor elétrico, revela grampo”, publicada neste domingo pela Folha, a exemplo de outras escutas telefônicas da Polícia Federal a que este jornal vem dando vazão, faz ilações equivocadas a partir de diálogos descontextualizados. Agindo desta forma, qualquer conversa pode servir a qualquer tese. Não se presta a outra coisa que não seja beneficiar interesses localizados.
A indicação feita pelo senador José Sarney para a presidência da Eletrobrás era o engenheiro Flávio Decat, a quem não conhecia. Foi indicado a ele pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, com o pedido de respaldo a seu nome para o cargo. Fernando Sarney, que presidiu a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) por 12 anos e também comandou a Associação Brasileira de Empresas Geradoras de Energia Elétrica (Abrage), deu referências sobre Decat. Por orientação do senador Sarney, o engenheiro foi ao Rio Grande do Norte se apresentar ao então presidente do Senado, Garibaldi Alves, e solicitar seu apoio.
José Antônio Muniz foi uma escolha pessoal do ministro Edson Lobão. Ambos têm todas as qualificações para o cargo. Decat foi presidente da Eletronuclear e da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), além de diretor da Cemig e vice-presidente da Enersul. Em 2006, foi escolhido executivo do ano pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais (Ibef). Já Muniz foi presidente da Chesf e da Eletronorte, é professor universitário e nome reconhecido por todos os profissionais do setor elétrico. Não há nos diálogos divulgados fato desabonador a qualquer um deles ou que represente prejuízo ao interesse público. O senador José Sarney está convencido de que fez uma boa indicação para a presidência da Eletrobrás e considera igualmente qualificada a escolha de José Antonio Muniz.
Quanto ao diálogo entre Anelise Pacheco e Fernando, a conversa dizia respeito, na verdade, à permanência da servidora nos quadros da Eletrobras, onde trabalha desde o governo Fernando Henrique. A ONG a que o jornal se refere é a Associação dos Amigos do Bom Menino, ligada à Fundação José Sarney, que faz um importante trabalho social com meninos carentes de São Luís desde 1992, tanto que, em 2005, ganhou o primeiro lugar no Festival Nacional de Bandas Juvenis de Campos. A Bom Menino dá formação musical e serve três refeições diárias a 800 garotos. Por lá já passaram cerca de 10 mil crianças.
Tais informações poderiam ter sido dadas ao repórter deste jornal, mas, como das outras vezes, não nos foi dado acesso aos diálogos gravados nem foi informado que se tratava de mais um grampo. As perguntas enviadas por e-mail, por isso, estavam descontextualizadas e pareciam querer, apenas, confirmar uma tese escolhida previamente. Não é justo pedir explicações a qualquer pessoa sem informar exatamente do que ela está sendo acusada.
Atenciosamente,

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar