terça-feira, 20 de outubro de 2009

Presidência do Senado Federal

O presidente do Senado fala de paz, do respeito à história de Israel e da amizade com seu presidente, Shimon Perez, que visitou o Brasil pela primeira vez justamente no Governo Sarney

O presidente do Senado, José Sarney, afirmou, ao receber nesta terça-feira (20) o rabino-chefe de Israel, Rabi Metzger, que o Brasil tem uma grande amizade com o Estado de Israel e espera que a religião seja usada como instrumento de união e não de separação.

"Há a necessidade de superarmos essa fase de conflitos no Oriente Médio, quero ver o dia em que haja convivência pacifica entre os povos daquela região. Tenho certeza que esse dia será alcançado, em que todos reconheçam o Estado de Israel olhando também para os outros povos daquela região.", disse Sarney.

Durante a reunião, Sarney disse também que está esperando com grande ansiedade a visita do presidente de Israel, Shimon Perez, prevista para dezembro. O senador afirmou que quando foi presidente da República recebeu Shimon Perez no Brasil.

Sarney também contou que já foi presidente da Fundação Cultural Israelense no Brasil e citou o fato histórico de ter sido um brasileiro -- o chanceler Osvaldo Aranha -- quem presidiu a Assembléia das Nações Unidas que decidiu pela criação do Estado de Israel.

O presidente do Senado destacou que os brasileiros têm uma convivência pacifica com judeus e árabes. Nossa Constituição, segundo ele, determina que devemos respeitar a soberania das outras Nações e preservar a paz.

Sarney disse que Holocausto é uma mancha na Historia Mundial. "O holocausto é uma vergonha na história da humanidade. Essa idéia de não reconhecer o holocausto são fruto de um radicalismo que não encontra apoio no Brasil", disse Sarney.

O Brasil, relatou Sarney, tem tido a oportunidade de receber a colaboração de Israel na área tecnológica, principalmente na agricultura irrigada no semi-árido nordestino. Existem empresas brasileiras e israelenses em associação em outras áreas, segundo Sarney.

"Toda a humanidade é beneficiária da inteligência dos judeus na ciência e cultura. Sabemos bem o que foi o sofrimento do povo judeu ao longo dos últimos séculos", declarou Sarney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar