quinta-feira, 13 de maio de 2010

Comitiva de representantes do Amapá é recebida na Presidência do Senado Federal

Políticas de desenvolvimento industrial, eleições 2010, infraestrutura e mineração em Lourenço, foram alguns dos temas discutidos

O senador José Sarney (PMDB-AP) recebeu hoje pela manhã (13/05), em Brasília, a presidente da Federação das Indústrias do Amapá, o ouvidor do Departamento Nacional de Produção Mineral e políticos do município de Calçoene. O encontro foi no gabinete da Presidência do Senado e foram discutidos diversos assuntos pertinentes ao estado. Da questão do garimpo no Distrito de Lourenço, no município de Calçoene/AP, às demandas pela recuperação de estradas e ramais que ligam a cidade aos distritos de Lourenço e Cunani.

Eleições 2010

Com a presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amapá, Telma Gurgel, conversou sobre temas relacionados à entidade, as políticas da União para o estado e diversos assuntos relacionados ao processo de desenvolvimento do estado. Eleições de outubro e alianças políticas, também foram temas discutidos. Ela estava acompanhada por Vinícius Gurgel, do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro, o PRTB.

Desenvolvimento em Calçoene

O vereador de Calçoene, Raimundo Martil Piaba (PV-AP), representante do distrito de Lourenço, trouxe um presente para Sarney - pelos seus 80 anos - e pedidos de apoio para uma série de reivindicações da região. O político de Calçoene destacou a recuperação do ramal de 59 km, que faz a ligação entre a BR 156 e Lourenço: "Existem várias pontes de madeira no percurso e muitas em péssimo estado. São cerca de 50 km ligando Calçoene ao distrito de Cunani, que também necessitam de uma ampla recuperação". Lembrando que Sarney foi o criador da Fundação Palmares, em 1988 e o primeiro a propor o sistema de cotas para negros, Piaba destacou que Cunani abriga uma grande comunidade quilombola, além de um parque arqueológico. O vereador aproveitou ainda para agradecer Sarney pela viabilidade da 2º etapa do Programa Luz Para Todos, que desta vez atenderá à região que representa.


Garimpo e garimpeiros de Lourenço

Com o ouvidor do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Paulo Ribeiro de Santana, foi discutida a situação da exploração da mina de ouro localizada em Lourenço. Houve consenso sobre a melhor condição de explorar o antigo garimpo, tendo sempre como referência o formato utilizado para a retomada do garimpo de Serra Pelada (PA). "O modelo de Serra Pelada deu certo. Ele é a referência", explicou Sarney, registrando que a legalização do garimpo é a primeira etapa para se conseguir a Concessão de Lavra. Ele sugeriu ao vereador Piaba que inicie o processo, como aconteceu em Serra Pelada, com a formalização da Cooperativa dos Garimpeiros de Lourenço. O dirigente do DNPM, Paulo Ribeiro, concordou com o presidente do Senado, indicando que o caminho seguinte seria a associação da cooperativa dos garimpeiros com uma empresa do ramo, viabilizando a retomada da atividade através da mineração mecanizada.

Na saída do encontro, Sarney comentou: “a reunião foi muito produtiva e rica de idéias. Discutimos diversos temas importantes para o estado. É sempre muito importante que isso ocorra. Me mantém consciente do que nós, da bancada, seus representantes, devemos fazer aqui em Brasília pelo estado. A Presidência do Senado estará sempre a disposição deles e de outras categorias”. E brincou: “E até recebi presente...”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar