A deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) e o ex-deputado Lourival Freitas reuniram-se ontem, 04, na Eletronorte, com o superintendente de telecomunicações Carlos Magno e com o gerente de negócios de telecomunicações, Flávio Antônio, para tratar da implantação da fibra ótica para transmissão de dados no Amapá. A deputada pede agilidade por que a fibra ótica resultará em melhor qualidade no serviço de internet banda larga e reduzirá a mensalidade das assinaturas.
Mesquita, da OI, e deputada Janete veem esquema de implantação da fibra ótica
Na segunda, 03, a deputada Janete Capiberibe reuniu-se com o gerente de relações da OI, Marcos Mesquita, para cobrar da operadora a implantação da internet banda larga no estado. A deputada insiste para que seja implantada a linha de fibra ótica desde a Guiana Francesa. Mesquita relatou que as negociações da OI contemplam as duas opções citadas acima e que serão informadas por meio de ofício. A OI estima que serviço que custa R$ 219,00 por conta da transmissão por satélite caia para ¼ desse valor com a fibra ótica, tendo como exemplo o que ocorreu na capital de Roraima, Boa Vista.
Tucuruí – A deputada Janete foi informada que o contrato de fusão da Oi (ex-Telemar) com a Brasil Telecom obriga instalar o serviço de banda larga no Amapá até dezembro de 2011. Para que o prazo seja cumprido, trabalha-se com duas possibilidades de transmissão de dados por fibra ótica. Uma pelo linhão do Tucuruí, que levará consigo a fibra ótica, já obrigatório por determinação da ANEEL. A conclusão do linhão feito pela espanhola Isolux está prevista para dezembro de 2012, mas a transmissão de dados pela fibra ótica só deve acontecer nos anos seguintes e seria operada pela Eletronorte.
Guiana – O outro projeto é a transmissão de dados por fibra ótica desde a Guiana Francesa. Neste caso, a Eletronorte teria parcerias com duas empresas da Guiana, já que é proprietária da fibra ótica de Calçoene até Macapá, já em operação. A construção do trecho Calçoene-Oiapoque poderia ser feita tanto pela Eletronorte quanto pela parceria internacional. A parceria com o governo do Amapá é possível, mas, neste caso, há descrédito com relação à implantação do serviço.
Na Eletronorte, Lourival Freitas, deputada Janete e Carlos Magno
Rádio – Há ainda uma terceira possibilidade que não tem relação direta com a concessionária do serviço de telefonia (OI), pela qual a transmissão seria feita via rádio desde Belém do Pará e é iniciativa de duas empresas privadas do Amapá. Uma está em operação e outra em implantação, ambas em parceria com a Eletronorte.
Celular – A deputada recebeu, ainda, ofício da OI confirmando a operação do serviço de telefonia celular em Serra do Navio, Pedra Branca, Itaubal, Amapá, Tartarugalzinho, Cutias e Pracuúba desde o dia 30 de abril.
Nenhum comentário:
Postar um comentário