quarta-feira, 5 de maio de 2010

Deputada insiste pela implantação da banda larga no Amapá

A deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) e o ex-deputado Lourival Freitas reuniram-se ontem, 04, na Eletronorte, com o superintendente de telecomunicações Carlos Magno e com o gerente de negócios de telecomunicações, Flávio Antônio, para tratar da implantação da fibra ótica para transmissão de dados no Amapá. A deputada pede agilidade por que a fibra ótica resultará em melhor qualidade no serviço de internet banda larga e reduzirá a mensalidade das assinaturas.

Mesquita, da OI, e deputada Janete veem esquema de implantação da fibra ótica

Na segunda, 03, a deputada Janete Capiberibe reuniu-se com o gerente de relações da OI, Marcos Mesquita, para cobrar da operadora a implantação da internet banda larga no estado. A deputada insiste para que seja implantada a linha de fibra ótica desde a Guiana Francesa. Mesquita relatou que as negociações da OI contemplam as duas opções citadas acima e que serão informadas por meio de ofício. A OI estima que serviço que custa R$ 219,00 por conta da transmissão por satélite caia para ¼ desse valor com a fibra ótica, tendo como exemplo o que ocorreu na capital de Roraima, Boa Vista.

Tucuruí – A deputada Janete foi informada que o contrato de fusão da Oi (ex-Telemar) com a Brasil Telecom obriga instalar o serviço de banda larga no Amapá até dezembro de 2011. Para que o prazo seja cumprido, trabalha-se com duas possibilidades de transmissão de dados por fibra ótica. Uma pelo linhão do Tucuruí, que levará consigo a fibra ótica, já obrigatório por determinação da ANEEL. A conclusão do linhão feito pela espanhola Isolux está prevista para dezembro de 2012, mas a transmissão de dados pela fibra ótica só deve acontecer nos anos seguintes e seria operada pela Eletronorte.

Guiana – O outro projeto é a transmissão de dados por fibra ótica desde a Guiana Francesa. Neste caso, a Eletronorte teria parcerias com duas empresas da Guiana, já que é proprietária da fibra ótica de Calçoene até Macapá, já em operação. A construção do trecho Calçoene-Oiapoque poderia ser feita tanto pela Eletronorte quanto pela parceria internacional. A parceria com o governo do Amapá é possível, mas, neste caso, há descrédito com relação à implantação do serviço.

Na Eletronorte, Lourival Freitas, deputada Janete e Carlos Magno

Tanto a Eletronorte quanto a OI trabalham com a certeza de que o cabo de fibra ótica desde a Guiana até Calçoene estaria pronto num tempo menor do que o Linhão do Tucuruí. Da Guiana, a implantação da infraestrutura e a transmissão de dados seria feita por parceria internacional, inclusive com investimento de recursos financeiros da União Europeia, por meio da estatal de telecomunicações da Guiana. Um acordo internacional assinado pelos presidente Nicolas Sarkozy (França) e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil) em 7 de setembro de 2009 prevê esta cooperação.

Rádio – Há ainda uma terceira possibilidade que não tem relação direta com a concessionária do serviço de telefonia (OI), pela qual a transmissão seria feita via rádio desde Belém do Pará e é iniciativa de duas empresas privadas do Amapá. Uma está em operação e outra em implantação, ambas em parceria com a Eletronorte.

Celular – A deputada recebeu, ainda, ofício da OI confirmando a operação do serviço de telefonia celular em Serra do Navio, Pedra Branca, Itaubal, Amapá, Tartarugalzinho, Cutias e Pracuúba desde o dia 30 de abril.
Por Sizan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar