quarta-feira, 12 de maio de 2010

Sarney homenageia Joaquim Nabuco e a família do grande abolicionista


O presidente da Casa, senador e acadêmico, José Sarney, celebrou a memória do político abolicionista e escritor Joaquim Nabuco, nesta quarta-feira (12). Em 2010, quando se comemoram os 100 anos da morte do intelectual, instituiu-se o Ano Nacional de Joaquim Nabuco.
Sarney destacou a maior luta de Nabuco, a luta intransigente pelo fim da escravidão no Brasil, a qual acabou por revelar as chagas, ambivalências e vicissitudes da nação em formação. Seu discurso abolicionista era, disse Sarney, um libelo à liberdade, que não significava apenas fugir das algemas e do açoite do senhor escravagista, mas poder exercer suas faculdades de maneira plena e soberana.
Segundo Sarney, as palavras de Joaquim Nabuco - "ferozes, porém líricas, fortes, porém sensíveis" - tinham o "poder da demolição e impingiam a reflexão".
Joaquim Nabuco, político, diplomata, intelectual renomado, simbolizou a força e a grandiosidade de uma nação que estava por se descobrir e desenhar, na opinião de Sarney. Foi uma consciência que "se projetou sobre um povo e o moveu para os caminhos da liberdade", continuou. "Uma referência intelectual e moral que os brasileiros têm dever de cultuar e estudar".


Leia o pronunciamento na íntegra...


Confira o vídeo com o discurso...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar