quinta-feira, 10 de março de 2011

Milhomen e a Cultura

Clique na imagem


Os 8,9 milhões de recursos que Milhomen destinou à cultura amapaense, podem ser vistos a partir dos projetos e ações que vem sendo realizados desde o início do mandato:


PROJETO JORNADA CULTURAL

O projeto, realizado em duas edições (2008 e 2009), promoveu eventos envolvendo música, teatro e dança, em escolas e logradouros públicos nos municípios de Macapá, Santana, Porto Grande, Ferreira Gomes e Laranjal do Jari. Além de difusão cultural, o projeto gerou empregos, integração dos diversos segmentos culturais colocados à disposição do público.

PROJETO TEIA CULTURAL

Com o objetivo de promover ações de difusão, capacitação, estímulo a formação de platéia e ao fortalecimento de diversificadas formas Investir em cultura é um assunto amplamente defendido pelo Deputado Milhomen, que considera ações destinadas à cultura tão importantes quanto as que são voltadas ao crescimento econômico do Estado. Ao final deste mandato 8,9 milhões em emendas parlamentares foram destinados à cultura amapaense. Recursos que vem sendo aplicados na execução de projetos de cunho artístico nos municípios de Macapá e Santana, o projeto teve entre suas principais ações a realização de oficinas para o público jovem como: oficina de corte e costura, confecção de bijouteria, pintura, entre outros.


PATRIMÔNIOS CULTURAIS


Outra ação importante que visa o resgate e valorização da identidade cultural do Amapá é a execução de projetos de reforma e modernização de centros culturais e museus. Para o Museu Joaquim Caetano da Silva, Milhomen destinou recursos que proporcionaram a aquisição de equipamentos e modernização do museu. Também foram reformardos com recursos provenientes de emendas o Teatro das Bacabeiras e o Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço.

MARABAIXO

A cultura afrodescendente também conquistou espaço nas emendas do Deputado Milhomen. Em 2008, foi destinado recurso para a realização do “Ciclo do Marabaixo”, projeto que celebra a expressão mais tradicional da cultura amapaense. Além disso, o Deputado encaminhou ao Ministério da Cultura requerimento (2240/2008), sugerindo que o Ritual do Marabaixo, seja registrado como Bem Cultural de Natureza Imaterial.


2011


De acordo com as emendas propostas e a Secretaria de Cultura, para o ano de 2011 estão previstos a execução dos seguintes projetos: A grande Berimbalada, II edição do Amapá Em Cantos e Jornada Cultural, além de novos investimentos em centros culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar