segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Capiberibe cobra da Câmara votação do acordo entre Brasil e França

O senador João Capiberibe (PSB-AP) pediu à Câmara dos Deputados que vote logo o acordo Brasil-França, assinado em dezembro de 2008 pelos então presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Nicolas Sarkozi.
O acordo prevê a cooperação técnica entre os dois países na pesquisa e lavra de ouro e no combate ao garimpo ilegal em parques nacionais e territórios de fronteira localizados entre a Guiana Francesa e o Amapá.
Para João Capiberibe, é uma vergonha que o Congresso ainda não tenha aprovado esse acordo. O documento já foi aprovado pelo Parlamento francês, e a França já decidiu que só aceita inaugurar a ponte entre o Amapá e Guiana Francesa depois que o acordo tiver sido ratificado pelo Legislativo brasileiro.
Segundo João Capiberibe, o acordo já esteve na pauta de votações da Câmara, mas deputados amapaenses pediram que não fosse votado porque querem compensações para o estado.
“A demora na votação do acordo é inadmissível e inexplicável. Afinal, está claro que precisamos aprovar o acordo no Congresso Nacional para a inauguração da ponte e para regularizar a circulação de bens e pessoas pela fronteira, o que aumentará a integração entre o Amapá e o Brasil com os países do platô da Guiana, com o Suriname, República das Guianas, Venezuela, e, inclusive, com os estados de Roraima e Amazonas - afirmou o senador.
Na opinião de Capiberibe, também é vergonhoso que o Brasil ainda não tenha cumprido sua parte na construção na ponte binacional. Falta construir a aduana para que seja feito o asfaltamento da parte brasileira, informou ele.
Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar