quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Concurso de redação do Senado celebra cultura e democracia

Uma celebração à cultura e à democracia, marcada por um clima de descontração e euforia. Assim se deu a cerimônia de premiação do II Concurso de Redação do Senado Federal, realizada no Salão Negro do Congresso Nacional, nesta quinta-feira (19), e que abriu a solenidade de comemoração ao Dia da Bandeira. O evento foi prestigiado pelos 27 finalistas (um representante de cada estado, mais o Distrito Federal) do concurso, que teve como tema "Muito prazer, sou cidadão de uma República chamada Brasil" e exaltou os 120 anos do governo republicano no país.
"Cada ser humano que habita o país é membro de um time, a República". Discorrer sobre o regime democrático como uma disputa esportiva foi a forma encontrada pela estudante Simone Maria Gatto, da Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Wilson Luiz Maccarini (RS), de abordar o tema na redação "O jogo da democracia", vencedora do concurso.
- Acredito que ainda há muito desenvolvimento por vir no país e que cada um precisa fazer a sua parte - declarou Simone Gatto, que, apesar de gostar de escrever e ler notícias, pretende se dedicar à saúde das pessoas fazendo vestibular para Medicina ou Farmácia.
Os outros dois ganhadores foram a estudante Denise Santos de Oliveira, do Centro de Ensino Médio 01 de São Sebastião (DF), que conquistou o segundo lugar com a redação "Terra de mil cicatrizes", e a estudante Gabriela Vilaça Alves, da Escola Estadual Quinto Alves Tolentino (MG), terceira colocada com a redação "Ser cidadão de uma República chamada Brasil". As vencedoras do concurso foram premiadas com notebooks, enquanto suas escolas receberão computadores, livros, CDs e um kit com publicações editadas pelo Senado e pelo Ministério da Educação.

Cultura, democracia e identidade

Na visão do presidente do Senado Federal, José Sarney, esse concurso é importante para divulgar a imagem da instituição não só como uma Casa de leis, ajudando a integrá-la à sociedade por meio da promoção e valorização da cultura.
- O que desejamos é que a criança brasileira comece a ter consciência de sua identidade. Com esse concurso, o Senado coloca o grão de areia no hábito da leitura e promove uma meditação sobre a democracia e seus valores - falou aos estudantes presentes, que aplaudiam os finalistas da disputa cultural balançando uma réplica da bandeira brasileira.
Além de José Sarney, prestigiaram a solenidade os senadores pelo Rio Grande do Sul Sérgio Zambiasi (PTB) e Pedro Simon (PMDB), pelo Distrito Federal Cristovam Buarque (PDT) e Adelmir Santana (DEM), Valdir Raupp (PMDB-RO) e Eduardo Suplicy (PT-SP).

Simone Franco / Agência Senado

Hasteamento da bandeira nacional sucede premiação de concurso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar