quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Papaléo pede a criação de programas de governo para os ostomizados

Em pronunciamento nesta terça-feira (17), durante homenagem ao Dia Nacional dos Ostomizados, comemorado em 16 de novembro, o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) defendeu a criação de programas de governo, nos níveis federal, estadual e municipal, voltados à qualificação no atendimento desses pacientes, que somam 200 mil em todo o país. A homenagem foi realizada na primeira parte da sessão legislativa por iniciativa do senador Flávio Arns (PSDB-PR).
A ostomia é uma intervenção cirúrgica no abdômen que permite criar uma comunicação entre um órgão interno e o exterior do corpo para eliminação de dejetos do organismo. Dessa forma, o ostomizado utiliza uma bolsa coletora para recolher o conteúdo a ser eliminado.
Papaléo, que é médico, saudou todas as pessoas que acompanham e tratam dos ostomizados, assinalando que qualquer pessoa pode estar sujeita a essa condição em razão de um problema de saúde ou acidente, independentemente de classe social ou idade. O senador disse que aqueles que fazem parte da família ou convivem com um ostomizado tem a obrigação não só de acompanhar o ente querido, mas de dar a ele "amor, carinho e segurança", de modo a promover sua auto-estima. Ele acrescentou que o mesmo deve fazer cada cidadão em relação a um ostomizado que não pertença ao seu meio familiar ou de amizade.
Papaléo também saudou Flávio Arns e disse que o discurso feito por ele no início da sessão é um marco no que se refere a tudo o que já foi feito pelos ostomizados e a tudo o que ainda pode ser feito por aquelas pessoas que passaram por esse tipo e cirurgia.

Paulo Sérgio Vasco / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar