quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Sarney recebe presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês

O presidente do Senado, José Sarney, recebeu, no Salão Nobre, o presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC), Jia Qinglin, com quem conversou sobre o avanço, nos últimos 20 anos, dos laços de amizade entre os dois países. Na ocasião, Sarney lembrou a visita, feita em 1988, a Deng Xiaoping, o "arquiteto da reforma econômica chinesa".
De acordo com Sarney, naquela ocasião, Deng Xiaoping falou, pela primeira vez, em uma China e dois sistemas, numa referência ao socialismo de mercado por ele inaugurado. O líder chinês, conforme recordou Sarney, falou também que via o futuro como um ambiente de paz, avanço e cooperação entre os povos. E anunciou o desenvolvimento que seu país alcançaria nos 50 anos que se seguiriam. Para o presidente do Senado, esse crescimento surpreendentemente aconteceu em 20 anos.
A Jia Qinglin, Sarney afirmou ter grande admiração pela historia chinesa, assinalando que esse povo é detentor de uma tradição extraordinária na história da humanidade. Sarney disse que recebia o presidente do CCPPC e sua comitiva de 20 pessoas não apenas com a visão do presente, mas com um olhar muito especial sobre o extraordinário passado chinês.
Ao agradecer o convite que Jia Qinglin lhe fez para visitar novamente a China, Sarney pediu que o visitante observasse o povo brasileiro e o momento por ele vivido agora. E sugeriu:
- Que o senhor e sua comitiva possam verificar o que estamos realizando em matéria de progresso e desenvolvimento social, tendo à frente um governo extraordinário, que é o do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Jia Qinglin, por sua vez, disse que o relacionamento bilateral entre Brasil e China tem uma base política cada vez mais consolidada e que a cooperação econômica e comercial vem alcançando frutos que só tendem a se multiplicar. Ele citou especialmente energia e mineração como dois dos principais itens desse comércio.
- Brasil e China desempenham papel cada vez mais importante no concerto das nações e é, com a alegria pelo sucesso por nós alcançado na realização das olimpíadas, que me congratulo com a escolha do Rio de Janeiro para sediar os jogos olímpicos em 2016 - disse ainda o visitante.

Teresa Cardoso / Agência Senado
Veja também:

Um comentário:

  1. Infelizmente teve que ser adido porque o senador teve um pequeno problema de saúde

    ResponderExcluir

Acompanhe

Clique para ampliar