quarta-feira, 5 de maio de 2010

“Em discussão!”: uma revista destinada a aprofundar a interação entre Senado e cidadão


O instrumento das audiências públicas, que se amplia e consolida a cada ano nas comissões do Senado - somente em 2009 aconteceram 170 -, tem agora um veículo específico para difundir esses debates, promovendo a reprodução das reuniões: é a revista em "discussão!", uma publicação com periodicidade mensal elaborada pela Secretaria Especial de Comunicação Social (SECS) e endossada pelo presidente da Casa, José Sarney. Seu primeiro número foi lançado ontem pelo senador e tem como tema as audiências públicas que discutiram o marco regulatório do Pré-sal, entre parlamentares e especialistas.

Com o objetivo de democratizar as informações colhidas nas audiências públicas, a revista poderá ser solicitada à secretaria do Jornal do Senado, responsável por sua edição, através do telefone (61) 3303.3330, ou pelo endereço eletrônico jornal@senado.gov.br. Na solenidade de lançamento, o diretor da SESC, jornalista Fernando Cesar Mesquita, citou as principais premissas da em discussão!: "vamos enfatizar todos os assuntos legislativos que estejam em tramitação no Senado, valorizando a democracia representativa, valorizando o parlamento". Mesquita frisou também que "quanto mais publicarmos o trabalho do Congresso mais estaremos ajudando a nossa democracia".

Discursando ao final da cerimônia, Sarney enalteceu o veículo indicando que a revista vai oferecer aos senadores mais subsídios para definir suas posições. Lembrou que com a institucionalização das audiências públicas dada pela Constituição de 1988 o parlamento brasileiro vem se aprimorando, mesclando os debates sobre temas diversos entre os parlamentares, os expert nos assuntos discutidos e a população em geral. "Nos Estados Unidos esta prática já acontece há décadas. Eles tem até um sistema de participação que permite que um cidadão possa opinar sobre determinado assunto", relatou o presidente do Senado, concluindo que a primeira edição da em discussão! está "muito boa e a segunda vai melhorar ainda mais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar