segunda-feira, 18 de abril de 2011

Geovani Borges homenageia Dorina Nowill


O senador Geovani Borges (PMDB-AP) homenageou nesta segunda-feira (18) a deficiente visual Dorina Nowill, criadora da Fundação para o Livro do Cego do Brasil, instituição que completa 65 anos difundindo e tornando acessíveis aos deficientes visuais materiais impressos em braile. Ele informou que a fundação produziu mais de 6 mil títulos e atendeu mais de 20 mil pessoas nos seus diferentes serviços que realizou.

- Muitas pessoas não imaginam, mas as pessoas que não enxergam gostam de ler e fazem uso da leitura com muita frequência. Para eles, a leitura se dá por meio de outros sentidos que não a visão, como o tato e a audição. O livro em braile, o falado e, mais recentemente, o livro digital, garantem o acesso mais rápido à cultura, à informação e ao lazer - disse.

Geovani Borges disse que a criadora da fundação, Dorina Nowill, que faleceu em agosto do ano passado, aos 91 anos, era deficiente visual desde os 17 anos, tendo sido a primeira deficiente visual a estudar em uma escola regular. Por seu trabalho na fundação, ela recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. O senador disse que embora tenha havido grandes avanços tecnológicos no tratamento da deficiência visual, a luta pelos direitos dos cegos ainda enfrenta "desafios gigantescos". Ele assinalou que uma das maiores dificuldades está diretamente ligada à mobilidade, acrescida de outras como a dificuldade para encontrar emprego.

- Os deficientes visuais, é preciso que se diga, não querem ser vistos e tratados como coitadinhos, de quem se tenha que ter pena - afirmou, acrescentando que o Estado deve instituir programas de âmbito federal, estadual e municipal que permitam aos deficientes visuais usufruírem sua cidadania.

Da Redação / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar