terça-feira, 20 de maio de 2008

1º Festival Nacional de Teatro do Amapá


Geovani Borges fez pronunciamento elogiando o evento

O senador Geovani Borges (PMDB-AP) comemorou e elogiou a realização, na capital de seu estado, Macapá, do 1º Festival Nacional do Teatro do Amapá, entre 4 e 10 de maio. Segundo informou, o festival contou com 14 peças teatrais de grupos do Amapá, de São Paulo, de Pernambuco, do Amazonas, do Ceará, do Maranhão, do Pará e do Distrito Federal. Os espetáculos aconteceram também nas cidades de Santana e Laranjal do Jarí. Apenas em Macapá, informou o senador, mais de dez mil pessoas puderam assistir a peças teatrais.
- Oportunidade ímpar para reavaliar a produção existente e promover o intercâmbio entre grupos e artistas de teatro - avaliou.
De acordo com Geovani Borges, as peças apresentadas foram: "A herança maldita de Mercedita de La Cruz" (Amazonas); "A farsa do poder" (Pernambuco); "Dr. Qorpo Santo" (Ceará); "Ver de ver-o-peso" (Pará); "Cigano, o povo invisível" (São Paulo); "Quinze anos depois" (Maranhão); "O diário do maldito" (Distrito Federal); e, do Amapá, as peças "Alucinada noite de Artaud" (grupo teatral Boca de Cena); "Bar caboclo" e "Seu Pinto, uma filosofia de vida" (ambas do grupo teatral Língua de Trapo); "Açaigool" (grupo teatral Bando do Teatro); "Coroa de dálias" (Núcleo Cínicos Devaneios); "O virgem ninho real" (companhia Marco Zero); "Seu Portuga e a língua portuguesa" (grupo Bote Fé).
- O que se viu no Amapá foi o esforço de gente que tem coragem e acredita que o mundo pode melhorar por meio da cultura, que a aridez da vida pode florescer na fantasia, encenada em um palco onde todos são importantes, porque estão empenhados na tarefa de fazer o ator transformar a vida em lágrimas ou risos e a realidade, em sonho - disse Geovani Borges.
O senador acrescentou que o festival foi promovido pela Federação Amapaense de Teatro Amador (Fata) e pela Federação Amapaense de Teatro (FAT), com apoio do Ministério da Cultura, da Confederação Brasileira de Teatro, do governo estadual e da prefeitura de Macapá, com o "incondicional apoio dos senadores José Sarney (PMDB-AP) e Gilvam Borges (PMDB-AP).
Agência Senado


Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar