sexta-feira, 2 de maio de 2008

"Conversa ao Pé do Rádio", com José Sarney

Sarney fala da espectativa para a votação da Zona Franca do Amapá, da assistência aos atingidos pelas enchentes no estado, do aumento da liberação de verbas federais e da ida do ministro Gilberto Gil ao Festival de Teatro de Macapá.

O senador Sarney (PMDB – AP) começou o seu programa de rádio desta semana falando da "grande luta de alguns anos que o Amapá enfrenta para que se possa ter uma zona industrial". “Estamos chegando ao fim dessa luta. Já enfrentamos inúmeras resistências como da parte de alguns industriais e de alguns setores de São Paulo e do Centro-Sul”, afirmou Sarney. O Projeto final já se encontra na pauta do Senado Federal e iniciará a aprovação na terça-feira. Na quarta-feira passada houve uma audiência pública na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal) para a discussão do assunto e também do problema dos ‘sacoleiros do Paraguai. ’ O projeto que isenta o pagamento de impostos de indústrias que se instalarem no Amapá utilizando matérias locais como: madeira, minério, biodiversidade, cosméticos, produção de cerâmica já foi aprovado na Câmara.
Sarney lembrou ainda que o Governo Federal cumpriu com o compromisso que tinha assumido de dar assistência àqueles que foram atingidos pela enchente no Amapá. “Tive a oportunidade junto à deputada Dalva Figueiredo de negociar com o Ministro da Aeronáutica um avião para levar 45 toneladas de alimentos até o Laranjal do Jarí. Estamos ainda em negociação para enviarmos mais 15 toneladas”, disse o senador.

Sarney também falou sobre a grande liberação de recursos que o Estado do Amapá já conseguiu este ano. “Estamos tendo um fluxo muito maior do que nos outros anos.” O governo federal já liberou 36 milhões de reais, no que se refere à cidadania, para os municípios de Laranjal do Jarí, Mazagão e Vitória do Jarí. E também há liberação de alguns projetos no que se refere a saneamento básico para todo o Estado. “Nós esperamos que o Amapá consiga , este ano, todas as verbas que estão no Orçamento, cerca de 400 milhões à disposição, que inclui recursos do PAC e também grande parte de verbas conseguidas pela bancada do Estado”, disse Sarney.

O senador terminou o programa lembrando-se da visita do Ministro Gilberto Gil ao Amapá. “O Ministro voltou impressionado com a força cultural que o nosso Estado possui. O Amapá contribui fortemente com essa força, por exemplo: a dança folclórica do Marabaixo, herdada da cultura negra africana e que é um ícone dos foguedos populares do Brasil; e também o festival de teatro que está sendo realizado até o dia 10 de maio”, concluiu Sarney.



Clique em José Sarney (PMDB-AP) para contatos e informações sobre o senador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar