quarta-feira, 7 de maio de 2008

Risco de Inflação


Papaléo aponta ameaça à estabilidade econômica

Em pronunciamento nesta terça-feira (6), o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) disse que a perspectiva de volta da inflação, associada à crise mundial na oferta de alimentos, representa uma ameaça à estabilidade econômica mantida pelo Brasil nos últimos anos.

- Vivemos uma situação de crise externa iminente, com os problemas pelos quais passa a economia norte-americana e, internamente, já vimos subir progressivamente a temperatura das disputas que se travarão de agora em diante, culminando com as eleições de 2010. O que faz crescer, para governantes nem sempre suficientemente responsáveis ou sábios para resistir a seus arroubos, é a tentação do populismo. Essa tentação, associada aos riscos externos incontroláveis, pode resultar em surpresas muito desagradáveis no futuro - avaliou.
Papaléo destacou levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) segundo o qual todos os cinco principais grãos - arroz, trigo, milho, soja e feijão - sofreram aumentos no mercado interno que variam entre 20% e 150% nos últimos 12 meses.
- Os aumentos no mercado interno estão, por enquanto, mais baixos do que no mercado externo, o que sugere que os custos ainda não foram totalmente repassados para o consumidor. Portanto, há mais inflação vindo por aí - advertiu Papaléo, com base no estudo da Conab.
Ainda em seu discurso, o senador considerou que o governo deveria empenhar-se no controle dos "gastos públicos inúteis", como forma de combater a perspectiva futura de inflação.
- É triste reconhecer que, até hoje, este governo tem-se esmerado mais em multiplicar esses gastos do que em cortá-los. Acho que está na hora de chamá-lo a sua responsabilidade. Está na hora de intensificarmos as cobranças para que, mais tarde, não tenhamos razões para nos sentir cúmplices dessa irresponsabilidade - cobrou.
Paulo Sérgio Vasco / Agência Senado

Leia a íntegra do pronunciamento, clicando em:
http://www.senado.gov.br/sf/atividade/Plenario/sessao/disc/getTexto.asp?s=072.2.53.O&disc=60/3/S

Veja o vídeo do pronunciamento:
http://www.senado.gov.br/tv/noticias/terca/tv_video.asp?nome=PL060508_16
Clique aqui para maiores informações e contatos com o senador Papaleo Páes (PSDB-AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar