domingo, 4 de maio de 2008

Entrevista com Sebastião Bala Rocha

Programas beneficiam jovens e adultos
Deputado federal Sebastião Rocha discursa em Brasília, durante sessão da Câmara Baixa Principal articulador da vinda do ministro Lupi ao Estado, o deputado Sebastião Bala Rocha (PDT-AP) avalia que o atual mandato do presidente Lula tem sido muito benéfico para o Amapá, principalmente por conta dos grandes investimentos sociais que estão sendo feitos em todos os municípios amapaenses.


"Uma grata realidade. Já foram selecionados os dois mil jovens que serão qualificados pelo programa, sendo 600 em Macapá, 360 em Santana e 1.040 nos demais municípios. E o ministro Lupi vai ter um encontro com todos esses jovens às 10h desta segunda-feira, no Teatro das Bacabeiras."


Diário do Amapá – Nesta segunda-feira, mais um ministro do governo Lula visita nosso Estado e desta vez é o ministro Lupi, do Trabalho e Emprego. Boas novas para os amapaenses?


Bala Rocha – Com certeza. Essa visita é de grande importância para o Amapá e todos os amapaenses, por conta do lançamento de dois programas sociais de grande envergadura que vão beneficiar diretamente 15 mil pessoas, entre jovens e adultos.


Diário – Que programas são esses, deputado?


Bala – Antes de falar diretamente sobre os programas, gostaria de recomendar a toda a população do Estado que ouça o programa do Luiz Melo, na 102,9 FM, às oito horas desta segunda-feira, porque o ministro vai conceder entrevista e vai falar sobre todos os investimentos que estão sendo feitos e ainda serão feitos no Amapá até o fim do governo do presidente Lula.


Diário – O senhor interferiu diretamente para que o Ministério do Trabalho e Emprego passasse a investir mais no Estado, não é mesmo?


Bala – Não resta a menor dúvida. E isso tem sido possível graças ao relacionamento muito estreito, muito amigo que tenho com o ministro Lupi, que pertence ao meu Partido, o PDT. E como parlamentar, tenho obrigação de buscar todos os meios possíveis para que nossa população seja beneficiada. Sempre agi dessa forma, desde quando era Senador e agora como deputado federal.


Diário – O programa “Juventude Cidadã”, trazido pelo senhor para cá, diga-se de passagem, já é uma realidade...


Bala – Uma grata realidade. Já foram selecionados os dois mil jovens que serão qualificados pelo programa, sendo 600 em Macapá, 360 em Santana e 1.040 nos demais municípios. E o ministro Lupi vai ter um encontro com todos esses jovens às 10h desta segunda-feira, no Teatro das Bacabeiras. E isso é apenas o começo, porque já estamos trabalhando para que mais jovens tenham acesso ao programa.


Diário – Outro programa que vai ser lançado pelo Ministro é o “Amapá Trabalhador”. O que isso representa para o Estado?


Bala – Olha, essa foi mais uma grande sacada! Conseguimos a aprovação de Emenda de Bancada no valor de quatro milhões de reais para o programa “Amapá Trabalhador”, que vai qualificar dez mil trabalhadores em todo o Estado. Temos que ressaltar que o governador Waldez Góes está dando uma contrapartida de um milhão de reais. São, portanto, cinco milhões de reais que o governo do Estado já tem na conta para tornar realidade esse programa.


Diário – São muitos os programas de capacitação implantados pelo atual governo, e nosso Estado tem sido contemplado generosamente por vários deles. A que se deve isso, deputado?


Bala – Quando o presidente Lula assumiu o primeiro mandato já previmos que isso aconteceria, por causa da visão operária dele. Ninguém melhor que ele conhece as dificuldades que os trabalhadores sempre enfrentaram a partir do final do governo de Getúlio Vargas. Exatamente por isso é que o meu Partido, o PDT, não pensou duas vezes em participar, como protagonista, da base aliada. Outro programa, por exemplo, que vai ser lançado pelo ministro Lupi em Macapá é o “Pró-Jovem 2008”, que também veio para cá a meu pedido, e vai beneficiar três mil jovens de 18 a 29 anos, em todo o Estado.


Diário – Além desses programas, o Mi-nistro vai anunciar liberação de recursos de Emendas individuais de sua autoria...


Bala – São duas Emendas de grande importância social para o Estado, uma de 150 mil reais para o programa “Economia Solidária”, que serão investidos na área de fomento e incubação de empreendimentos solidários, e outra, no valor de 350 mil reais, destinados à construção da agência do Ministério do Trabalho em Santana. A primeira foi liberada na totalidade. Quanto à segunda, o Ministro Lupi vai anunciar a liberação de 150 mil reais inicialmente. O restante será anunciado posteriormente.


Diário – Uma agenda e tanto a ser cumprida em Macapá...


Bala – Não apenas em Macapá. A população de Santana também vai recepcionar o ministro Lupi e vai ser beneficiada diretamente com esses programas sociais, estando prevista, inclusive, uma visita ao local onde vai ser construída a agência do Ministério do Trabalho.


Diário – A partir do início do próximo ano o senhor vai continuar em Brasília, deputado?


Bala Rocha – Sinceramente, espero que não! Sei que venho fazendo um trabalho muito bom, e que vem beneficiando muito a população do meu Estado, e contribuindo diretamente para o desenvolvimento do Amapá. Mas, estou com muita saudade do carinho do povo de Santana, e com muito gás para trabalhar em defesa daquele povo e para fazer com que o município alcance o nível de desenvolvimento tão esperado. E isso eu já venho fazendo como deputado, mas eu quero fazer muito mais, como prefeito. E se Deus quiser chegaremos lá.
Clique aqui para maiores contatos e informações sobre Sebastião Bala (PDT)
Esta entrevista está em: Diário do Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar