Esforço multimídia para envolver cidadão no processo eleitoral
A Secretaria Especial de Comunicação Social do Senado elaborou campanha de conscientização sobre a importância do voto para o Legislativo. O lançamento será na quinta-feira (19/08) próxima, às 16hs, na Sala da Comissão de Assuntos Sociais. O objetivo é aproximar o cidadão do trabalho feito no Congresso Nacional, em especial, pelo Senado Federal. A campanha, inédita no Brasil, foi idealizada e produzida pela própria Secretaria de Comunicação, sem a contratação de agências de publicidade.Aprovada pelo presidente da Casa, José Sarney, a iniciativa pretende, por meio de veículos de multimídia, difundir a importância das eleições e ampliar o número de votos válidos. No ofício em que pediu autorização ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, para a divulgação das peças promocionais, Sarney afirma que a campanha se funda na necessidade de envolver o cidadão nos processos eleitoral e legislativo. "Principalmente, levando-se em conta o elevado índice de abstenção e de votos inválidos para o cargo de senador na última eleição de 2006", disse José Sarney.A decisão do ministro Lewandowski, ao autorizar a campanha, contou com parecer favorável da Assessoria Especial da Presidência do TSE. "Ademais, a referida campanha irá reforçar aquelas em veiculação, promovidas por esta Justiça, na nobre tarefa de educar e orientar o cidadão para o voto consciente", avaliou Lewandowski. Para o presidente do TSE, a campanha irá promover a conscientização da relevância de votar nas eleições e "não se configura em publicidade institucional", o que é proibido em época eleitoral.
A Secretaria Especial de Comunicação Social do Senado elaborou campanha de conscientização sobre a importância do voto para o Legislativo. O lançamento será na quinta-feira (19/08) próxima, às 16hs, na Sala da Comissão de Assuntos Sociais. O objetivo é aproximar o cidadão do trabalho feito no Congresso Nacional, em especial, pelo Senado Federal. A campanha, inédita no Brasil, foi idealizada e produzida pela própria Secretaria de Comunicação, sem a contratação de agências de publicidade.Aprovada pelo presidente da Casa, José Sarney, a iniciativa pretende, por meio de veículos de multimídia, difundir a importância das eleições e ampliar o número de votos válidos. No ofício em que pediu autorização ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, para a divulgação das peças promocionais, Sarney afirma que a campanha se funda na necessidade de envolver o cidadão nos processos eleitoral e legislativo. "Principalmente, levando-se em conta o elevado índice de abstenção e de votos inválidos para o cargo de senador na última eleição de 2006", disse José Sarney.A decisão do ministro Lewandowski, ao autorizar a campanha, contou com parecer favorável da Assessoria Especial da Presidência do TSE. "Ademais, a referida campanha irá reforçar aquelas em veiculação, promovidas por esta Justiça, na nobre tarefa de educar e orientar o cidadão para o voto consciente", avaliou Lewandowski. Para o presidente do TSE, a campanha irá promover a conscientização da relevância de votar nas eleições e "não se configura em publicidade institucional", o que é proibido em época eleitoral.
A campanha
O mote da campanha é o reforço no eleitor da idéia de que é no Senado Federal e na Câmara dos Deputados que são feitas as leis que regem a vida do Brasil e dos brasileiros. Para Elga Lopes, coordenadora do projeto, as peculiaridades dos mandatos dos senadores não facilitam a interatividade com o eleitor: "apesar de ser majoritário, no mandato de senador, não há a agenda de ações e obras típicas do Poder Executivo, e também não dispõe de nichos eleitorais circunscritos a uma determinada região, como acontece normalmente com os deputados". Ela ressalta ainda que o mandato do Senado tem outra característica peculiar: é o único com oito anos de duração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário