Ao lembrar, nesta quinta-feira (31), os 47 anos do golpe militar de 1964, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) expressou sua convicção de que teria sido melhor para a História do Brasil se o ex-presidente João Goulart tivesse resistido ao golpe. Na avaliação de Randolfe Rodrigues, se João Goulart tivesse lutado contra a implantação da ditadura militar, "atendendo aos clamores de Leonel Brizola, isso impediria que o Brasil tivesse os 20 anos mais tortuosos de sua história". Para o parlamentar, nem mesmo o elevado crescimento econômico ocorrido no país, no início dos anos 70, justifica o período de ditadura, sobretudo porque na época, afirmou, o Brasil experimentou a maior concentração de renda de sua história.
- O crescimento econômico dos anos 70 acabou concentrando a riqueza em meia dúzia, fortalecendo a elite nacional e deixando o povo brasileiro mais pobre - disse.
Randolfe Rodrigues lamentou a quebra da ordem constitucional, através dos sucessivos atos institucionais editados pelo regime militar. Ele lembrou que com o Ato Institucional nº 5 todas as liberdades individuais, e todas as liberdades coletivas do povo brasileiro foram cassadas.
Da Redação / Agência Senado
Nenhum comentário:
Postar um comentário