quarta-feira, 28 de maio de 2014

Deu no Facebook...

Assembléia Legislativa adicionou 4 novas fotos.
51 min · 

Raimunda Beirão pede CPI para investigar descaso com o Vale do Jari

Após denunciar o descaso do Poder Público com a região do Vale do Jari na semana passada, a deputada estadual Raimunda Beirão (PSDB) voltou a usar a tribuna do Plenário da Assembleia Legislativa (ALAP) na sessão ordinária desta terça-feira (27) agora para solicitar através do requerimento em regime de urgência à Mesa Diretora desta Casa de Leis, a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, que realize análise in loco da real situação dos municípios do Vale do Jari, no sul do Estado, que sofrem com o aumento do nível das águas do Rio Jari, na qual centenas de pessoas ficaram desabrigadas e perderam tudo.
Segundo a parlamentar a prefeitura local e o governo do estado não esclarecem nada sobre o sinistro. ”O interior do Amapá está abandonado. Aguardamos por uma iniciativa do Poder Executivo e das prefeituras desses municípios para recuperar as áreas afetadas e nada foi resolvido, nem ao menos uma resposta foi dada a população que sofre com a enchente. Solicitei esta CPI e gostaria de contar com a colaboração dos meus pares para que seja implantada o mais rápido possível. A população do Jari quer um esclarecimento e esse é um momento importante para esta Casa abraçar essas pessoas ”, disse, indignada. São necessárias 14 assinaturas para a criação da comissão parlamentar de inquérito.
A deputada declarou que irá aguardar um encaminhamento para a próxima reunião da Mesa Diretora e espera receber parecer favorável para a implantação da CPI. Beirão também disse que já tem mais de 80% das assinaturas dos parlamentares em apoio para criar a Comissão e cobrar dos Poderes a reconstrução das áreas afetadas pela enchente do Rio Jari, que banha Laranjal do Jari e Vitória do Jari. Beirão anunciou o pedido de CPI para que possa fazer uma ampla investigação e cobrar providencias dos Poderes na reconstrução das áreas destruídas pela fúria das águas.

Entenda o caso


As cheias do Rio Jari, de acordo com a Defesa Civil, são previstas a cada quatro anos. A última aconteceu no ano de 2010 e desabrigou centenas de famílias. Neste ano, mais de 3 mil pessoas deixaram suas casas e perderam seus móveis e eletrodomésticos. A Defesa Civil do Amapá alerta para a possibilidade do aumento das águas do Rio Jari que estão 3 metros acima do normal. O alerta está voltado principalmente para os moradores das palafitas que ficam a beira do rio. O Corpo de Bombeiros informou que foi montado um plano de ação para o salvamento das vítimas, caso for atingido o limite de subida das águas.
Na semana passada, a deputada percorreu as áreas afetadas e constatou estado de calamidade pública. ”Trata-se de um marcante exemplo de descaso, irresponsabilidade e má gestão do estado e município, sacrificando dezenas de famílias. Estarei à frente da CPI representando a população do Vale do Jari que tanto precisa da nossa ajuda”, afirmou Raimunda Beirão. O requerimento foi aprovado por unanimidade e nos próximos dias poderá ganhar parecer favorável do presidente em exercício, Júnior Favacho (PMDB). Em seguida será definido o presidente e vice da CPI. Após a mesa formada, começam as investigações, levantamento de documentos e depoimentos.

RELEASE 2705/2014
Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – Decom
Direção do Decom – Cleber Barbosa
Texto: Ediana Franklin (Assessora de Comunicação)
Curtir ·  · 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar